Câmara faz reunião para votar obrigatoriedade do uso de máscaras em Varginha, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 13/01/2021 às 07:27:23
Sessão extraordinária foi marcada para analisar o projeto. Cidade teve 350 casos confirmados de Covid-19 em um único final de semana. Um projeto de lei que torna obrigatório o uso de máscaras deverá ser votado em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Varginha nesta quarta-feira (13). O documento prevê multa de R$ 50 para quem descumprir as medidas.

Segundo o documento, é obrigatório usar o item de proteção ao andar pelas ruas ou frequentar estabelecimentos. Apenas os moradores de rua estão isentos do pagamento. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o combate à Covid-19.

Para o Secretário Municipal de Saúde, a aprovação da lei é uma forma de conscientizar os moradores.

“Estamos há 10 meses falando sobre isso e mostrando a importância do uso de máscaras e como ela nos protege já deveria estar incorporado no hábito e no comportamento do dia a dia de toda a população”, afirmou Luiz Carlos Coelho em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo.

Em julho de 2020 um projeto de lei semelhante já foi enviado à câmara, porém, ele nunca foi votado e acabou devolvido à prefeitura este ano. O tema será analisado pela segunda vez pelos vereadores em nova proposta.

O novo documento seria então votado na segunda-feira (11), mas alguns vereadores como Dudu Ottoni (PTB) pediram mais tempo para apreciar o projeto.

“O meu questionamento é: por que multar a população logo de cara? Acho que podiam ser feitas campanhas educativas nos órgãos competentes, na imprensa, em todas as entidades de classe, advertências e depois sim a multa”, garantiu.

Já o vereador Lucas Gabriel Ribeiro (PSDB), que é médico e presidente da comissão de Saúde da Câmara, é favorável ao projeto. “O objetivo nosso não é arrecadar dinheiro, não é punir a população, é a necessidade de preservar a sua saúde e a do outro. Isso é comprovado por estudos científicos de órgãos de saúde. O objetivo da penalidade é para pessoas irresponsáveis serem responsabilizadas”, disse.

Recordes de Covid-19

Só em janeiro deste ano, Varginha teve uma média de 62 casos diários da doença e 54 mortes. Varginha registrou nó no último final de semana, 350 novos casos da doença. A cidade já possui 3024 casos.

VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Casa Coelho

Comentários

Novato