Alfenas tem recorde de casos de Covid-19 e Santa Casa chega a 80% de ocupação de leitos, cidade tem mais de 3 mil Casos com 65 mortes

Sul de Minas e o avanço do coronavĂ­rus

Por Da Redaçao em 13/01/2021 às 15:04:48

Alfenas:


Hospital alerta


que pode haver


falta de atendimento


caso os nĂșmeros


não parem de subir.


Alfenas volta a ter quase 100% de

leitos de UTI ocupados com mais de

3 mil casos e 65 mortes


Alfenas tem nĂșmero recorde de casos de coronavĂ­rus


Alfenas (MG) foi a cidade da região que mais registrou aumento de casos de terça-feira (12) para quarta-feira (13). A cidade também é a quinta com maior nĂșmero de casos registrados de Covid-19 e ainda estĂĄ coma ocupação de leitos para a doença em 80%.

O Diretor ClĂ­nico da Santa Casa, Carlos Marcelo de Barros, afirmou que o nĂșmero de leitos de UTI. "TĂ­nhamos 10, pulamos pra 20 e hoje são 30 leitos. Temos a possibilidade aumentar mais. Mas, o que a gente precisa mesmo é que a população tome consciĂȘncia", disse.

Ele alerta também que a responsabilidade de cuidar da Covid-19 ela é de cada pessoa. "Alfenas toma as medidas. Mas nós tomamos conta de 26 cidades. Se as cidades ao redor não fizerem a parte delas também, fica difĂ­cil. São 30 vagas. Chega um limite que corremos um sério risco de cair em desassistĂȘncia porque os nĂșmeros podem ter um outro aumento e o hospital não tem condição de absorver. Ainda vivemos o reflexo do Natal e Ano Novo", alertou.

O maior percentual de pacientes na UTI Covid-19 é de pessoas na faixa de 70 anos. Mas ao contrĂĄrio do que muitas pessoas pensam, não são apenas os idosos que podem morrer. "E hĂĄ um engano muito grande das pessoas acharem que a Covid vai levar à fatalidade somente pacientes idosos. Não é assim. Hoje nós temos sete pacientes na UTI que tem menos de 50 anos. É imprevisĂ­vel. Quanto maior o nĂșmero de contaminados maior a probabilidade nós termos situações ruins", alertou.

Carlos pede ainda que as pessoas tenham consciĂȘncia e ajudem seguindo as medidas de prevenção. "EstĂĄ muito perto da vacina, logo aliviaremos a situação. Agora, todo mundo sabe o que tem que fazer. Faz quase um ano que estĂĄ sendo falado", pediu.

Alfenas tem recordes de casos de Covid-19 e Santa Casa chega a 80% de ocupação de leitos

Os Heróis da Cidade

O diretor clĂ­nico da Santa Casa de Alfenas diz orgulhoso que a instituição é formada por uma equipe de heróis. "Nós temos aqui um banco de heróis. São 10 meses trabalhando no limite. Muitos esgotados de tanto trabalho. O corpo clĂ­nico da Santa Casa tem heróis. Até hoje, nenhum paciente ficou sem assistĂȘncia", reconheceu.

Decreto Municipal

A Prefeitura de Alfenas publicou um decreto com medidas de enfrentamento à pandemia. VĂĄrias medidas administrativas e sanitĂĄrias foram adotadas como a proibição de mĂșsica ao vivo em bares e restaurantes e a suspensão das atividades esportivas em clubes, campos e quadras pĂșblicas ou particulares. O horĂĄrio de funcionamento dos clubes esportivos e limite de pessoas na ocupação dos estabelecimentos comerciais estão entre as medidas adotadas.

As empresas comérciais também são precisam disponibilizar ĂĄlcool gel na entrada e utilizar um aparelho para aferir a temperatura dos clientes.

Fonte: G1 Sul de Minas SMS da Prefeitura de Alfenas

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato