Sul de Minas tem novo recorde diário de casos de Covid-19; são mais de 66 mil confirmações

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 15/01/2021 às 14:22:23
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou mais 1.556 casos positivos e 13 óbitos O Sul de Minas registrou novo recorde diário de casos confirmados de Covid-19. Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou mais 1.556 casos positivos e 13 óbitos. Com os novos registros, o Sul de Minas atingiu a marca de 66.392 contaminações pela Covid-19, com 1.367 óbitos em decorrência da doença.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As novas mortes foram registradas em:

+5 São Sebastião do Paraíso

+1 Baependi, Campanha, Careaçu, Passos, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Jacaré, São Lourenço, Senador José Bento

Os novos casos confirmados foram registrados em 102 cidades. Os municípios que mais registraram aumento foram:

+266 Varginha

+106 Pouso Alegre

+101 Passos

+96 Campo Belo

+91 Monte Sião

+67 Poços de Caldas

+49 Cambuí

+45 Alfenas

+41 Caxambu

+36 Passa Quatro

+31 Santo Antônio do Amparo

+28 Três Corações

+24 Santa Rita do Sapucaí, Três Pontas

Conforme os dados, Pouso Alegre segue liderando o número de casos da Covid-19 no Sul de Minas com 4.909 registros, sendo 82 mortes. Extrema tem 3.766 casos, com 34 mortes. Varginha tem 3.412, sendo 51 mortes. Poços de Caldas tem 3.241 registros, com 88 mortes e Alfenas tem 3.087 casos, com 65 mortes.

Até o momento, em Minas Gerais, são 628.966 casos confirmados de Covid-19, com 13.182 mortes. Conforme a SES-MG, 557.815 pessoas estão recuperadas.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato