Prefeito Luizinho envia ofício à SES-MG e pede mais doses de vacina contra Covid-19 para Alfenas

COVID-19, Casos e mortes aumentam no Sul de Minas

Por Da Redaçao em 21/01/2021 às 19:07:20

Prefeito Luizinho


envia ofício à


SES-MG


e pede


mais doses


de vacina contra


Covid-19 para Alfenas


A Prefeitura de Alfenas (MG) anunciou que irá enviar um ofício para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) solicitando mais doses da vacina contra o novo coronavírus. A cidade recebeu 766 doses e o prefeito Luiz Antônio da Silva (PT), o Toninho, alega que não vacinou nem 20% do público-alvo no município.



Segundo o prefeito, foi preciso escolher quem seria vacinado entre os profissionais da linha de frente. "Nós deixamos essa escolha sobre a responsabilidade dos hospitais. Os hospitais nos enviaram as listas dos profissionais que estão na linha de frente das unidades Santa Casa, Imesa e Alzira", explicou.



O Prefeito Luizinho comentou que as 766 doses não foram suficientes. "É uma luta nossa porque, infelizmente, são apenas 766 doses. Temos asilos e residências terapêuticas. Não conseguimos atender nem 20% da demanda", afirmou.

Ele comentou que estão em desespero e em uma corrida para buscar mais vacinas. Um ofício foi enviado à Secretaria Estadual de Saúde dizendo que Alfenas é polo regional da saúde para 600 mil pessoas. "Tivemos que contratar mais funcionários. Nós temos 30 leitos de UTI. Infelizmente, estamos vivendo na Santa Casa como se fosse uma situação de hospital de guerra. Nossos médicos estão morando dentro das UTI"s, literalmente. Porque não temos mais mão de obra. Tivemos que contratar muitos e esses muitos, servem à região. Nós temos mais pessoas ainda pra vacinar", lamentou.

Prefeitura envia ofício à SES-MG e pede mais doses de vacina contra Covid-19 em Alfenas (MG)Alfenas é a quinta cidade da região com mais casos de Covid-19. Já são 3.368 casos confirmados com 73 mortes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A cidade tem 4 mil profissionais de saúde e cerca de 100 idosos que vivem em casas de repouso.

O município também é a sede de uma das quatro superintendências regionais de saúde do Sul de Minas. Ela é responsável por 26 cidades.

Vacinação

Em Alfenas foram vacinados profissionais da saúde que atuam no ambulatório gripal do Hospital Alzira Velano que pertence à rede de contingência do Estado. Também começaram a ser imunizados os funcionários do asilo São Vicente de Paulo onde houve um surto de Covid no ano passado. Na ocasião, 110 moradores e 29 funcionários foram contaminados. Dezessete idosos morreram.

A técnica em enfermagem Adriana de Souza, de 48 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Sul de Minas. A imunização ocorreu na tarde desta terça-feira (19) na Santa Casa de Alfenas, poucas horas após a chegada das doses da CoronaVac à Superintendência de Saúde da cidade.

Além de Adriana, outras duas pessoas foram imunizadas na cidade durante ato simbólico de início da vacinação. As três pessoas vacinadas em Alfenas trabalham na Santa Casa e foram escolhidas por atuarem no enfrentamento da Covid-19 no município desde o início da pandemia.

As outras duas pessoas imunizadas foram: Virgínia de Fátima Moraes, de 49 anos, que trabalha na área de limpeza do hospital, e o médico João Víctor Neves Lopes, de 27 anos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato