Covid-19: Sul de Minas registra novo recorde diário e ultrapassa 74,7 mil contaminações

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 22/01/2021 às 11:46:57
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou 1.575 novas contaminações na região e 15 mortes em decorrência da doença. O Sul de Minas registrou um novo recorde de casos diários de Covid-19. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou 1.575 novas contaminações na região e 15 mortes em decorrência da doença. Com os registros, o Sul de Minas possui 74.796 infecções pelo coronavírus, sendo 1.464 óbitos.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As novas mortes foram registradas em:

+3 São Sebastião do Paraíso

+2 Alterosa, Itajubá, Pouso Alegre

+1 Alpinópolis, Conceição dos Ouros, Monte Belo, Paraguaçu, Poço Fundo, São José da Barra

Os novos casos confirmados foram registrados em 110 cidades:

+117 Alfenas

+113 Poços de Caldas, Três Pontas

+108 Passos

+106 Campo Belo

+99 Pouso Alegre

+50 Itaú de Minas

+48 Itajubá

+47 Santa Rita do Sapucaí

+37 Capetinga

+32 Lavras

+31 Três Corações

+30 Ouro Fino

+28 Extrema, São Lourenço

+24 Baependi

+22 Guaxupé

+19 Boa Esperança, Camanducaia, Cambuí

+17 Nova Resende

+15 Alterosa, Santana do Jacaré

+14 Borda da Mata

+13 Delfinópolis, Nepomuceno

+12 Cachoeira de Minas, Careaçu, Claraval, Itanhandu

+11 Itamonte, Machado, Maria da Fé

+10 Congonhal, São Gonçalo do Sapucaí

+9 Aguanil, Conceição Aparecida, Guapé

+8 São Sebastião do Paraíso, Cristais, Paraisópolis, Perdões, Toledo

+7 Bom Repouso, Brazópolis, Campanha, Caxambu, São Sebastião da Bela Vista

+6 Monte Belo, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Bom Sucesso, Carvalhos, Itapeva, Jacuí

+5 Cambuquira, Campestre, Candeias, Conceição da Barra de Minas, Ipuiúna, Lambari, São João Batista do Glória

+4 Cabo Verde, Elói Mendes, Guaranésia, Marmelópolis, Natércia, Passa Quatro, Pouso Alto, Virgínia

+3 Paraguaçu, São José da Barra, Bueno Brandão, Caldas, Coqueiral, Córrego Bom Jesus, Delfim Moreira, Divisa Nova, Dom Viçoso, Ibitiúra de Minas, Jacutinga, Piranguinho, Pratápolis

+2 Airuoca, Campos Gerais, Cássia, Cristina, Estiva, Gonçalves, Ibiraci, Monte Santo de Minas, Munhoz, Ribeirão Vermelho, Santa Rita de Caldas, São João da Mata, São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas, Sapucaí-Mirim

+1 Carrancas, Carvalhópolis, Conceição da Pedras, Fama, Itamogi, Luminárias, Nazareno, Piranguçu, São Tomás de Aquino, São Tomé das Letras, Wenceslau Braz

A secretaria retirou casos das seguintes cidades:

-1 Conceição dos Ouros, Poço Fundo

Conforme os dados, Pouso Alegre segue liderando o número de casos da Covid-19 no Sul de Minas com 5.273 registros, sendo 84 mortes. Extrema tem 4.005 casos, com 34 mortes. Varginha tem 3.910, sendo 62 mortes. Poços de Caldas tem 3.552 registros, com 102 mortes e Alfenas tem 3.380 casos, com 74 mortes.

Até o momento, em Minas Gerais, são 677.809 casos confirmados de Covid-19, com 14.010 mortes. Conforme a SES-MG, 600.981 pessoas estão recuperadas.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato