Varginha tem aumento de contaminações pelo novo coronavírus em janeiro

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 22/01/2021 às 17:50:07
Cidade registrou, em média, 81 casos diários de Covid-19. Números mostram pandemia em expansão. Varginha ultrapassa 4 mil casos de Covid-19, mais de 40% registrados só este mês

Apenas nos primeiros 21 dias de janeiro deste ano foram registrados 1.711 novos casos de Covid-19 e 15 mortes em Varginha (MG). A cidade ultrapassou os 4 mil casos da doença, segundo dados da prefeitura.

Em dezembro, Varginha tinha 1.706 casos confirmados. No primeiro dia desse ano, o número já era de 2.349. Nesta sexta-feira (22), o montante já ultrapassou 4.060 confirmações da doença. Ou seja, foram 1.711 novos caos apenas em janeiro.

O Secretário de Saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho, comentou sobre os números da doença nos bairros como Centro, Sion, Centenário e Bom Pastor.

“O Centro, além de ter uma concentração de comércio essencial, ele tem uma concentração de comércios não-essenciais. Há um fluxo muito grande de pessoas, a rede bancária… Temos situações específicas que tornam o centro pelas atividades de fluxo de trânsito e de pessoas, um local de maior possibilidade de contaminação”, explica.

Ele também comenta que em outros bairros populosos também há uma vida de lazer noturna mais propícia pra atrair e manter situações de risco de aglomeração. “São bairros que realmente chamam atenção. Nós temos intensificado às ações de carro de som e outras mídias voltadas para as realidades locais”, disse.

Varginha tem aumento de contaminações pelo novo coronavírus em janeiro

Reprodução/EPTV

Sobre a média de 81 casos diários da doença, o professor de epidemiologia Vinício Rocha afirma que se esta média for mantida, janeiro será o mês com maior número de casos da doença do que todo ano de 2020. “A pandemia está em plena expansão, aceleração e isso requer de nós muitos cuidados”, apostou.

Para ele, as consequências imediatas é a capacidade do vírus sofrer mutações [novas variantes] devido ao maior número de contaminados, os hospitais ficarem lotados e os atendimentos eletivos acabarem suspensos.

Medidas

Como forma de tentar frear essa evolução da doença em Varginha, foi publicado nesta quinta-feira (21) um decreto que estabelece multa de R$ 50 para quem não usar máscaras em locais públicos. A guarda municipal, o setor de posturas e a vigilância sanitária são os responsáveis pela fiscalização.

O ponto facultativo no carnaval também foi alterado. O comércio poderá funcionar todos os dias para que as pessoas não viagem.

VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do G1 Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato