Prefeitura adia retorno das aulas presenciais nas escolas municipais em Varginha, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 24/02/2021 às 19:14:17

“Estava prevista a data para o começo de março para iniciarmos as aulas da rede pública do município. Entretanto, por algumas dificuldades, principalmente de licitações, compra de materiais e adequarmos as nossas escolas com mais segurança, tanto para os professores quanto para os alunos, decidimos que as aulas irão iniciar no dia 5 de abril”, disse o prefeito.

Vérdi destacou que algumas escolas já estariam aptas e equipadas para que o retorno pudesse ocorrer no início de março. O prefeito de Varginha, no entanto, salientou que deseja que todos os alunos comecem na mesma data para seguirem o padrão que está sendo desenvolvido.

“Temos algumas escolas que poderiam começar as aulas agora. Mas entendemos que o melhor caminho seria iniciar as aulas com todos os alunos e a partir do momento em que se prioriza uma parte ou outra, nós estaríamos prejudicando os ensinamentos. Queremos que todos comecem no mesmo dia, com o mesmo padrão e com a mesma técnica que estamos desenvolvendo”, falou.

Prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, falou sobre o adiamento da volta das aulas presenciais na cidade

Tarciso Silva/EPTV

A Secretária Municipal de Educação, Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, garantiu que o adiamento do início das aulas presenciais não causará prejuízo aos estudantes.

“Não terá nenhum prejuízo para o aluno, pois já iniciou a aula remota no dia 8 de fevereiro. Então, vamos dar continuidade nas aulas remotas e no dia 5 de abril passaremos para o sistema híbrido”, falou.

Volta na rede particular

Durante a coletiva, Vérdi Lúcio Melo destacou que a volta para as escolas particulares continua mantida para março. Ele pontuou que é necessário que cada instituição possuía um alvará da vigilância sanitária.

“Deixamos claro que para a iniciativa privada, para as escolas particulares, o decreto continua normalmente e as escolas podem iniciar as atividades no mês de março. Tem que ter o alvará da vigilância sanitária para a escola poder funcionar”, disse o prefeito.

Vérdi destacou que no início da retomada serão montados dois grupos de professores e também de alunos. Com isso, na primeira semana um grupo com 50% dos estudantes terá aula presencial, enquanto a outra parte a distância. Na segunda semana, o prefeito explicou que os grupos serão invertidos.

Depois disso, na terceira semana os dois grupos terão aulas apenas a distância, para que seja feita uma avaliação do sucesso ou não do modelo adotado, além de verificar se houve contaminações pela Covid-19.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato