Estado confirma mais duas mortes e outros 490 novos casos de Covid-19 no Sul de Minas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 02/03/2021 às 13:36:15

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As novas mortes registradas pela SES-MG, ocorreram em:

+1 Conceição do Rio Verde e Poços de Caldas

Já os novos casos foram registrados em 56 cidades:

+103 Varginha

+42 Perdões

+33 Monte Sião

+25 Pouso Alegre

+23 Jacutinga

+22 Itajubá

+16 São Gonçalo do Sapucaí

+14 Muzambinho

+13 Candeias e Guaxupé

+12 Poços de Caldas e Ipuiúna

+11 Campo Belo e Passos

+8 Baependi

+7 Alfenas e Maria da Fé

+6 Cana Verde, Congonhal, Córrego do Bom Jesus, Paraguaçu, Paraisópolis, São João Batista do Glória e São Vicente de Minas

+5 Conceição do Rio Verde, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas e Ibiraci

+4 Borda da Mata, Heliodora e Ribeirão Vermelho

+3 Caldas, Careaçu, Cristais, Lambari, Piranguinho, Seritinga e Toledo

+2 Elói Mendes, Guapé, Itamogi, São Pedro da União e Sapucaí-Mirim

+1 Aiuruoca, Bom Sucesso, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo de Minas, Delfinópolis, Ijaci, Itapeva, Liberdade, Ouro Fino, São Sebastião da Bela Vista e Silvianópolis

Até o momento, em Minas Gerais, são 887.080 casos confirmados de Covid-19, com 18.645 mortes. Conforme a SES-MG, 807.710 pessoas estão recuperadas.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato