Sindicato afirma que professores e alunos testaram positivo para a Covid-19 em Pouso Alegre, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 02/03/2021 às 16:39:21

Quatro professores e um aluno testaram positivo para a Covid-19 após o retorno das aulas em sistema híbrido em Pouso Alegre (MG). Quem confirma é o Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede municipal da cidade.

Segundo o Sipromag, os profissionais tiveram os resultados positivos para a Covid-19 confirmados no fim de semana. As aulas da classe do estudante do 9º ano do Caic Árvore Grande foram suspensas. Segundo o sindicato, outros profissionais continuam em isolamento domiciliar com suspeita da doença.

"Um aluno do 9º ano, que frenquentou a aula na segunda-feira, após sair da aula apresentou algumas sintomas, a família procurou a UPA e neste sábado foi confirmado que o aluno testou positivo. Os colegas da sala desse aluno não retornaram na aula nesta segunda, as famílias já foram comunicadas, os professores da escola também e a direção da escola já deu publicidade à questão desses alunos. Em relação aos profissionais da educação, envolvendo servidores e professores que estavam afastados por suspeita ao Covid, quatro casos foram confirmados positivos, os demais aguardando resultado que deve sair entre hoje e amanhã. Não significa de maneira nenhuma que esse aluno foi contaminado na escola, não significa que esses professores foram contaminados na escola" afirmou a presidente do sindicato, Dulcineia Costa.

Secretária de Educação de Pouso Alegre afirma que todos os protocolos estão sendo seguidos nas escolas da cidade.

Reprodução EPTV

São 34 escolas que retornaram na rede municipal de ensino, são 14 mil alunos matriculados, mas 60% estão retornando para a escola em sistema híbrido.

Além da questão das contaminações, outra preocupação do sindicato é referente aos protocolos de higiene e segurança dos alunos e funcionários, principalmente em relação ao número de máscaras.

"A nossa preocupação é que as máscaras que foram compradas pela escola, a escola está providenciando essas máscaras, a nossa preocupação é que elas sejam insuficientes, que a gente já tem notícia sobre isso e não cheguem aos alunos", disse a presidente do sindicato.

A secretária de Educação, Leila Fonseca, confirmou as contaminações.

"Nós tivemos 60% dos pais que aderiram ao roteiro presencial, mas na primeira semana tivemos somente 15% dos alunos. Estamos acompanhando junto com a Secretaria da Saúde e junto com os diretores caso a caso quando aparece alguma suspeita a gente está acompanhando bem de perto.

Nós temos um aluno que testou positivo na semana passada, então a gente entende que as aulas começaram dia 22, não era possível ter pego dentro da escola. Nós temos uma professora também na semana passada que testou positivo, uma cozinheira e as aulas ainda da escola que ela trabalha ainda não voltou, vamos voltar na semana que vem e uma auxiliar de serviços", disse a secretária.

A secretária diz que as escolas estão seguindo todos os protocolos de segurança.

"O protocolo é assim, a sala teve contato, o professor e o aluno são isolados, isso a gente está seguindo com muita responsabilidade. A gente acredita que foi necessário voltar às aulas, sabemos dos desafios e estamos com muito cuidado, com olhar diferenciado, frequentemente reunindo com a secretária da Saúde, com a equipe da Vigilância, os diretores, cada caso, cada suspeita, mesmo que ainda não tenha passado pela UPA, a gente já pede o isolamento por medida de segurança", completou a secretária.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato