As águas de Minas Gerais para combater o estresse e problemas de saúde

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 04/03/2021 às 13:02:14

Crédito: Divulgação Prefeitura Municipal de Cambuquira

Como está explícito no próprio nome, o Circuito das Águas de Minas Gerais é endereço certo para quem quer relaxar e gosta do contato com a água para se sentir bem. Há cinco parques de água mineral, 37 fontes e três balneários, onde os visitantes podem experimentar banhos com fins terapêuticos. Todas estas atrações são muito bem estruturadas para receber os visitantes. Há ainda dezenas de cachoeiras para serem apreciadas, fotografadas e com possibilidade de banho em muitas delas.

No Parque das Águas de Cambuquira, que ocupa uma área de 3,81 hectares, há cinco fontes de água mineral nas versões gasosa, férrea, magnesiana, sulfurosa e litinada. A única que é engarrafada e comercializada é a que é rica em lítio, da Fonte Roxo Rodrigues. De bolhas finas e sabor suave, ela pode ser consumida em maiores quantidades, assim como a gasosa.

No local, há também o Balneário Spa das Águas, onde é possível fazer banhos relaxantes, além de lago com pedalinhos e uma extensa área verde com jardins e convidativos espaços para descansar e contemplar a natureza. Há, ainda, playground, um pavilhão de jogos e lojas de artesanato.

“Para construir as edificações que abrigam as fontes, o pesquisador das propriedades dás águas, Américo Werneck, fez uma visita a Europa e trouxe referências arquitetônicas. A Fonte Roxo Rodrigues é a única cuja construção preserva as características arquitetônicas originais.”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Vinicius de Oliveira.

O município tem mais duas outras fontes: uma no Parque Marimbeiro, com água ferruginosa, e outra em Laranjal, bairro rural de Cambuquira.

No Parque das Águas de Lambari, o turista se depara com seis fontes de águas minerais gasosas; há também muito espaço verde e piscina

Crédito: Divulgação Prefeitura Municipal de Lambari

Lambari também tem o seu Parque das Águas, o principal ponto turístico do município. Ali estão seis fontes de águas minerais gasosas naturais e piscinas. “Nossas águas são procuradas para tratamentos medicinais para a pele, rins vesícula, estômago, fígado e intestino”, relata o secretário de Turismo, Sebastião Waldir Arantes Junior.

O parque de Lambari também conta com uma piscina de água mineral, a gruta Nossa Senhora da Saúde, um lago de peixes ornamentais e um parque infantil.

Distante 400 metros do parque, fica outra atrativo para quem gosta de passeios de lancha e jet ski e contato com a natureza: o Lago Guanabara. Ali, vale apreciar o Palácio do Cassino e o maior exemplar conhecido de Bougainvillea, popularmente chamado de “Primavera”, do mundo. De tão grande, virou árvore frondosa de 18 metros de altura. Ambos estão localizados às margens do lago. Outros atrativos para quem gosta de água são a ducha e cachoeiras que cercam o município.

Parque das Águas de Contendas, de Conceição do Rio Verde: paisagismo, águas minerais e pedra usada como banco por Dom Pedro II são as principais atrações

Crédito: Divulgação Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde

Já em Conceição do Rio Verde, há o Parque das Águas de Contendas, que tem três fontes hidrominerais: gasosa, ferruginosa e magnesiana, além do fontanário com água gasosa bombeada com alta quantidade de gás natural.

Em sua estrutura de lazer também há um parque infantil, academia ao ar livre, campo de futebol, pista de caminhada e a Pedra do Imperador, que serviu de banco para o Imperador D. Pedro II, em 23 de junho de 1884, quando ele visitou Conceição do Rio Verde e o Parque das Águas na inauguração da Ferrovia “The Minas and Rio Railway”. É um monumento tombado como Patrimônio Histórico

Localizado no distrito de Águas de Contendas, o parque fica a sete quilômetros do centro, com acesso por estrada asfaltada e bem sinalizada. Na entrada funciona uma feira de artesãos com venda de doces, queijos, cachaça e outros produtos locais. O parque também é parada certa de romeiros da Rota Caminhos da Fé de Nhá Chica, onde são oferecidos pouso, banho e uma recepção mineira de se dar gosto.

Ao passar por todos estes destinos do Circuito das Águas de Minas Gerais, fica fácil entender porque desde a época imperial a região atrai visitantes que valorizam o bem-estar e o poder terapêutico das águas.

Balneário Hidroterápico, que fica dentro do Parque das Águas de Caxambu: local é o principal ponto turístico da cidade.

Crédito: Divulgação Prefeitura Municipal de Caxambu

Caxambu atraiu até a Princesa Isabel

O município de Caxambu é considerado o Maior Potencial Hidromineral do mundo. Nesta famosa estância hidromineral, o principal atrativo turístico é o Parque das Águas, que abriga 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais com diferentes propriedades. Na história da cidade, está registrada a presença da Princesa Isabel, que curou uma anemia e conseguiu engravidar após um tratamento com as águas dali. Após a gestação, como agradecimento, ela mandou construir na cidade a Igreja Santa Isabel da Hungria, de estilo gótico, inaugurada em 1897. Aliás, membros da Família Real que frequentavam o destino, dão nome a diversas fontes do parque.

Ocupando uma área de 210 mil m², o Parque das Águas também conta com lago com pedalinhos, quiosques, rotas para caminhada, quadras esportivas, parque infantil, teleférico que leva ao pico do Morro Caxambu e um gêiser, de onde jorra água sulfurosa a uma temperatura de 24,3° todas as manhãs. O paisagismo é outro destaque do local. Há bosques, jardins e alamedas em estilo inglês

“Nosso parque recebe milhares de turistas por ano”, afirma Filipe Condé, Presidente do Circuito das Águas e Secretário de Turismo de Caxambu.

No interior do Parque também fica o Balneário Hidroterápico, que conta com piscina de hidroterapia com cascatas, saunas a vapor e secas, duchas e ainda oferece tratamentos estéticos e deliciosos banhos de imersão em água mineral.

“Vale observar a beleza do prédio, construído em 1879, que tem vitrais franceses de estilo gótico, mosaicos e desenhos feitos com azulejos e pisos portugueses e ingleses e elementos arquitetônicos do Classicismo”, completa Filipe, que também é vice-presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR).

Balneário Spa localizado dentro do Parque das Águas de São Lourenço: a principal atração turística da cidade que tem o 2º maior parque hoteleiro de MG.

Crédito: Divulgação Prefeitura Municipal de São Lourenço

Um oásis para o lazer

Outra famosa estância hidromineral é São Lourenço. Seu Parque das Águas, inaugurado em 1936, é o ponto turístico mais visitado da cidade. Possui cerca de 400 mil m² de área verde, nove fontes de águas, entre elas a Fonte Oriente, de onde sai a famosa Água Mineral São Lourenço, comercializada desde 1890. Há ainda lago com pedalinhos, bosques, jardim japonês e o Balneário Spa, que oferece massagens, banhos rejuvenescedores e com funções medicinais, sauna e serviços estéticos.

O local conta com uma excelente infraestrutura que inclui até um restaurante o que permite com que os turistas passem o dia inteiro por ali. Para quem gosta de aventura, no seu entorno decolam voos de balão.

São Lourenço também abriga o segundo maior parque hoteleiro do estado. São 6.500 leitos que recebem principalmente os viajantes que chegam na região visando aproveitar os atrativos do turismo de saúde e o clima ameno. "O que mais atrai os visitantes e turistas é a vocação para a qualidade de vida e bem-estar", diz Vera Maria Vaz de Mello, secretária de Turismo e Cultura de São Lourenço

Para saber mais sobre a região do Circuito das Águas de Minas Gerais acesse: www.circuitodasaguasmg.com.br

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato