Vacinação de idosos contra a Covid-19 é menor do que a média do Sul de Minas em Alfenas, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 10/03/2021 às 15:03:50

A vacinação contra a Covid-19 vem sendo questionada em Alfenas (MG). A porcentagem dos idosos vacinados é menor do que a média do Sul de Minas. Os dados foram levantados pela Universidade Federal de Alfenas baseado na Secretaria Estadual de Saúde.

A vacinação em Alfenas teve início no fim de janeiro. Inclusive, a primeira pessoa vacinada do Sul de Minas foi na cidade. Quase dois meses depois, 77% dos profissionais de saúde da rede particular e pública do município foram imunizados com a primeira dose da vacina. No Sul de Minas, este número é de 70%.

Já com relação aos idosos, 26% das pessoas com mais de 80 anos foram imunizadas no Sul de Minas. Em Alfenas, a porcentagem é de 20% de vacinados para esta faixa etária,.

Segundo o professor de epidemiologia da Unifal, Sinésio Inácio da Silva, esta porcentagem de vacinados pode ser um erro de estratégia que pode levar à morte.

Vacinação de idosos contra a Covid-19 é menor do que a média do Sul de Minas em Alfenas

Divulgação

“Isto preocupa porque esta faixa etária de 80 anos ou mais, ao comparar com pessoas de 30 a 39 anos, tem quase 100 vezes mais risco de morrer. A gente não tem vacinas o suficiente para avançar na vacinação, produzindo imunidade coletiva. A gente tem que evitar o aumento do número de mortes. As três curvas dos três indicadores estão crescendo”, afirmou.

No momento, a vacinação em Alfenas está paralisada, segundo a saúde, para um processo de reorganização para melhor distribuição das vacinas. Ainda há 570 doses disponíveis para o público de 85 a 89 anos.

A coordenadora da imunização em Alfenas, Tatiane Barbosa, falou sobre a vacinação no município.

"A gente recebe as vacinas em blocos já destinados a determinado público-alvo e neste momento nós recebemos 80% do total dos nossos profissionais de saúde, por isso esse número e pros idosos a gente ainda recebeu 100% das doses apenas de 85 para cima e recebemos 60% das doses de 80 a 84 anos, por isso essa diferenciação. A gente já recebe esse cronograma do Estado, não somos nós que decidimos quantas doses serão aplicadas em cada faixa etária ou em cada público, mas a grande intenção é garantir a assistência, por isso a prioridade em se vacinar os profissionais de saúde", disse a coordenadora.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato