Ministério Público recomenda que Alfenas priorize vacinação de idosos contra Covid-19

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Da Redação em 15/03/2021 às 22:30:44
Alfenas, sede da UNIFENAS e UNIFAL: MP ordena prioridade de vacinação para IDOSOS

Alfenas, sede da UNIFENAS e UNIFAL: MP ordena prioridade de vacinação para IDOSOS

A recomendação do MP de Alfenas é para que a Secretaria Municipal de Saúde atinja a meta de 90% de imunização de cada faixa etária dos grupos prioritários, dos mais velhos pros mais novos. Segundo o Ministério Público, isso deve ser feito até que todos os idosos com mais de 60 anos estejam vacinados contra a covid-19.

Para o promotor de defesa da Saúde de Alfenas, Fernando Ribeiro Magalhães Cruz, a prefeitura precisa respeitar o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

"Não faz sentido que um profissional de saúde que às vezes nem exerce atividade na área de saúde seja vacinado porque tem uma formação qualquer na área. Um profissional que é tido como profissional de saúde, que atua como personal trainer em uma academia ele seja vacinado, sendo que outros grupos prioritários não têm vacina em número suficiente", disse o promotor.

O Ministério Público recomenda suspender a vacinação de profissionais da saúde que não fazem parte da linha de frente e destine essas doses aos idosos que têm maior probabilidade de ter a forma mais grave da doença e que podem precisar de leitos de UTI.

Ministério Público recomenda que Alfenas priorize vacinação de idosos contra Covid-19 — Foto: Reprodução/EPTV


Essa recomendação do Ministério Público foi feita depois de um levantamento da Universidade Federal de Alfenas (Ufla) que apontou que o percentual de idosos vacinados na cidade estava menor do que a média no Sul de Minas, de apenas 20%. Mas esse cenário começou a mudar.

"Alfenas, que até o meio da semana passada estava entre as que menos tinha vacinado idosos nessa faixa etária, atingiu uma proporção igual à da região. No entanto, enquanto no Sul de Minas como um todo, do total de primeiras doses aplicadas 59% delas foram destinadas aos profissionais de saúde, Alfenas está entre as cidades que mais gastaram doses com esses profissionais", destacou Sinézio Inácio da Silva Junior, que é professor de epidemiologia da Unifal.

De acordo com o PNI, o governo optou por priorizar a vacinação de determinados grupos para garantir o funcionamento dos serviços de saúde e a proteção dos cidadãos com maior risco para o coronavírus.

A Prefeitura de Alfenas disse que o munícipio vai seguir a recomendação do Ministério Público e que todas as doses que forem recebidas serão destinadas somente a idosos com idade acima de 80 anos.

A administração municipal informou ainda que suspendeu a vacinação de profissionais de saúde, já que todos os profissionais da linha de frente já foram vacinados. Assim que Alfenas atingir pelo menos 90% desse público vai passar a vacinar idosos acima de 75 anos.

Fonte: Ministério Público Estadual - Comarca de Alfenas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato