Covid-19: média de casos sobe 39% no Sul de MG após uma semana de onda roxa

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 26/03/2021 às 06:58:19

O Sul de Minas


teve 39% de


aumento na


média semanal


de casos em


uma semana


de início de onda roxa

Professor de epidemiologia da Unifal, que orientou a pesquisa, destaca que benefícios só serão compilados após fim das restrições. Entre as cinco maiores cidades, Varginha foi a única que manteve média. O Sul de Minas teve 39% de aumento na média semanal de casos em uma semana de início de onda roxa. Os dados são referentes a um estudo realizado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que acompanha a evolução da pandemia na região com base nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O orientador da pesquisa ressalta que os resultados das restrições não aparecem imediatamente (veja explicação abaixo).

As informações foram compiladas entre o dia 17 de março (1º dia de restrições) e quarta-feira (24), quando a fase mais restritiva do Minas Consciente completou uma semana. O estudo da Unifal aponta o pouco tempo decorrido de vigência da onda roxa para se avaliar a queda ou o aumento de casos durante as restrições.

De acordo com o professor de epidemiologia da Unifal, Sinésio Inácio da Silva, orientador da pesquisa, os benefícios da onda roxa poderão ser compilados com exatidão de uma a três semanas após o fim das restrições.

"Se consegue dimensionar benefícios da primeira à terceira semana depois de encerramento do período de restrição. Estamos indo para a primeira semana, teremos mais uma e os dias da prorrogação. Então, da primeira semana após o fim até a terceira é que vamos ver o resultado", explicou.

Conforme a contabilização de dados, a média semanal de casos no primeiro dia de onda roxa era 938. Uma semana após o começo da fase mais restritiva do plano do Governo de Minas, a média foi 1.301. Este aumento foi de 363 novos casos, de acordo com o estudo, o que representa um crescimento de 39%.

"Os números, infelizmente, são coerentes com o pouco tempo decorrido e o baixo índice de isolamento social vivido no estado [33%] e região sul [32%]. São necessários índices acima de 60% para maior efetividade no controle e diminuição dos casos, o que nunca aconteceu desde o início da pandemia em Minas Gerais", destaca a pesquisa da Unifal.

Maiores cidades do Sul Minas

O mesmo estudo também compilou os dados das maiores cidades do Sul de Minas. Entre os cinco maiores municípios da região, a pesquisa aponta que o número de casos aumentou em quatro, sendo que a outra manteve a média de infecções.

Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos e Lavras tiveram aumento de contaminações entre o primeiro dia da onda roxa e o dia em que a fase completou uma semana. Já Varginha, a única que não aderiu às restrições do Governo de Minas, manteve a média semanal.

Média semanal de casos das 5 maiores cidades do Sul de Minas

Covid-19 no Sul de MG

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a região contabiliza 126.920 casos confirmados da doença, com 2.636 mortes. Mais nove mortes e outros 1.678 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas na quinta-feira (25).


Fonte: G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato