MĂ©dico aponta que variantes estão relacionadas ao nĂșmero mortes e casos de Covid-19 em ItajubĂĄ, que contabiliza 6.046 contaminações pela Covid-19, sendo 250 mortes em decorrĂȘncia da doença.

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 29/03/2021 às 15:09:14


Médico aponta


que variantes estão


relacionadas ao


nĂșmero de mortes


e casos de Covid-19


em ItajubĂĄ, que


contabiliza 6.046


contaminações,


com 250 mortes


Infectologista comenta sobre a elevação de nĂșmero de contaminações, que acabam resultando em internações. Cidade possui 250 óbitos pelo novo coronavĂ­rus. ItajubĂĄ chega a 250 mortes por Covid-19; 70% foram registradas em 2021

ItajubĂĄ confirma mais duas mortes por COVID-19 e soma 54 óbitos - Gerais - Estado de Minas

Com nĂșmero de mortes por Covid-19 triplicado este ano e ocupação mĂĄxima na UTI, ItajubĂĄ também tem registrado aumento no nĂșmero de casos de contaminação pela doença. E para o infectologista Bruno Michel e Silva, que atua no enfrentamento da doença na cidade, a elevação de óbitos e infecções se deve à presença de variantes do coronavĂ­rus no municĂ­pio.


"Em parte, essa gravidade [aumento de mortes] advém do próprio fato de a gente ter um nĂșmero de casos muito grande. A gente acredita que isso estĂĄ relacionado à presença de variantes, de vĂ­rus mutantes com capacidade maior de se provocar infecção, de transmitir ou até de causar infecção mais grave", alertou o médico.

O infectologista explicou, ainda, que parte dos novos casos que surgem na cidade vão se tornar as internações para tratamento da doença na cidade. Segundo ele, existem indĂ­cios de queda nas contaminações, mas o nĂșmero segue elevado.

"De fato o nĂșmero de casos novos ainda é bastante elevado. Alguns indĂ­cios de que eles vĂȘm caindo, mas ainda bastante elevado e a gente sabe que boa parte desses casos vai se refletir no nĂșmero de internações daqui a alguns dias, não é imediato. Os pacientes se agravam depois de estarem doentes por alguns dias, em geral", disse.

Médico aponta que variantes estão relacionadas ao nĂșmero mortes e casos de Covid-19 em ItajubĂĄ

Tratamento precoce

Cidade de ItajubĂĄ - Minas Gerais - YouTube

A Prefeitura de ItajubĂĄ anunciou no dia 14 de março o uso de medicamentos sem comprovação cientĂ­fica para tratar a doença com antecedĂȘncia. O médico falou sobre o tema e destacou que o tratamento precoce que precisa ser feito é o de monitoração do paciente.

"Existe sim uma abordagem precoce que tem a ver com monitoração, com avaliação do paciente, seguimento na fase aguda da doença, isso tudo deve ser feito precocemente. Mas as medicações na fase precoce tem trĂȘs possibilidade de eventos. Algumas claramente pioram a doença, me refiro aos corticoides. Outras vão ser neutras ou vão provocar eventos mais graves raramente. E existe um efeito difĂ­cil de medir que é o da mudança do comportamento pela confiança que a pessoa tem no medicamento. Alguns medicamentos a gente sabe que eles não funcionam, mas as pessoas acreditam que eles funcionam e deixam de fazer aquilo que funciona, que é distanciamento social, uso de mĂĄscara. Esse tipo de dano é difĂ­cil de avaliar", falou.

Covid-19 em ItajubĂĄ

SEEB ItajubĂĄ -
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na noite de domingo (28), ItajubĂĄ contabiliza 6.046 contaminações pela Covid-19, sendo 250 mortes em decorrĂȘncia da doença. Os leitos de enfermaria e de UTI para tratamento da doença, conforme a administração municipal, possuem 100% de ocupação.

Fonte: G1 Sul de Minas Prefeitura Municipal de ItajubĂĄ

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato