Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Delfim Moreira:

Conheça Delfim Moreira, cidade mineira que tem se destacado pelas temperaturas 'congelantes'


Frio gostoso, frutas, marmelos, doces, trutas, altitude e um povo que recebe bem...Isso é Delfim Moreira, que faz divisa com Itajubá, na Serra da Mantiqueira

Delfim Moreira,


cidade mineira


que tem se


destacado pelas


temperaturas


'congelantes'


Delfim Moreira está localizada na divisa com o estado de São Paulo e atrai visitantes por suas montanhas, cachoeiras e, principalmente, o clima frio. Em um bairro na zona rural, a temperatura já chegou a -10°C em 2021. Estação meteorológica particular registra -10°C em Delfim Moreira em 2021


É na Serra da Mantiqueira, no extremo Sul de Minas Gerais, que está uma das cidades mais frias do estado. Delfim Moreira está localizada na divisa com o estado de São Paulo e atrai os visitantes por suas montanhas, cachoeiras e, principalmente, o clima 'gelado'. Em um bairro na zona rural, a temperatura já chegou a -10°C em 2021.

Delfim Moreira é uma cidade com pouco mais de 8 mil habitantes. Ela está a 474 km de Belo Horizonte, 243 km da capital do estado de São Paulo e 291 km do Rio de Janeiro. Os principais acessos são pelas rodovias BR-459 e MG-350.


Centro de

Delfim Moreira




Estação meteorológica particular

registra -10°C em Delfim Moreira

A cidade é rodeada por serras e montanhas, onde predominam as matas de araucária. Cachoeiras e quedas d"água atraem os visitantes ao destino, assim como o clima frio e as belas paisagens serranas.

Segundo a Secretaria de Cultura do município, as atividades na natureza e no meio rural são as mais procuradas.

"O município de Delfim Moreira é o maior em extensão territorial da nossa região, oferecendo uma grande diversidade de opções de passeios e atividades de turismo rural, ecoturismo, turismo de base comunitária, turismo religioso, gastronômico e outros. Temos diversas cachoeiras, mirantes, bosques e passeios de tirar o fôlego", afirmou Mateus Ribeiro.


Para quem ainda não conhece o município, alguns locais são como "parada obrigatória" para os visitantes.

Para Mateus, as Ruínas do Antigo Sanatório Militar e o Balanço Infinito na Vila de São Francisco dos Campos do Jordão são opções para quem estiver no município.



"Tem também a Cachoeira do Itagyba, Cachoeira do Túnel, as 7 Cachoeiras da fazenda Boa Esperança, a fazenda Verde Oliva, que é berço do Primeiro Azeite Orgânico e Biodinâmico da América Latina. São dezenas de opções que o turista pode desfrutar".





O município é também procurado por aqueles que buscam momentos de relaxamento e espiritualidade.


Gastronomia

Ainda de acordo com Mateus, outro setor importante para o turismo de Delfim Moreira é o gastronômico. A criação de trutas é um dos principais atrativos do município.





Outro destaque são as frutas de clima temperado, como marmelo, ameixas, peras e pêssegos.


"Desde a década de 60, a cidade produz doces feitos com frutas da região. Foi a maior produtora de marmelo do Brasil na época".



Inverno congelante

Estação meteorológica particular registra -10°C em Delfim Moreira, MG



Delfim Moreira tem atraído os olhares por causa do clima frio da Serra da Mantiqueira. A altitude varia de 1,1 mil metro a pouco mais de 2 mil metros. As baixas temperaturas fazem com que a cidade seja passível a fortes geadas.

No inverno de 2021, uma estação meteorológica particular, localizada no bairro do Charco, na zona rural da cidade, registrou -10ºC. Esta foi a menor temperatura já registrada na estação, instalada em 2018.




O bairro do Charco está localizado a 1.712 metros de altitude. Localizado dentro do município de Delfim Moreira, distante a 35 km do Centro. Segundo o secretário de Cultura, o bairro possui uma arquitetura que lembra a vila de Tjornuvik, nas ilhas Faroé, na Dinamarca.

"Combina muito com as paisagens congeladas no amanhecer do bairro, que raramente tem temperaturas acima de 0°C no inverno. No inverno, literalmente tudo congela, transformando completamente a paisagem", contou.


Turistas visitam o bairro

do Charco, em Delfim Moreira



O turista pode chegar até o bairro por volta de 6h para vivenciar o amanhecer. Pode ser agendado também um passeio guiado com uma pousada que tem no bairro ou o turista pode contratar guias da região.

No começo deste mês, esta estação particular foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Com isso, os dados registrados nas estações passaram a integrar o mapa de temperaturas do Inmet em todo o país. Neste ano, a menor temperatura registrada foi de -6,8°C.



"Pra nós, termos o reconhecimento do Inmet desta estação foi algo primordial, porque agora nós temos a validação. É um dado oficial, um dado disponível que comprova que, realmente, o bairro do Charco é o que é, tão gelado e tão frio", comemorou Mateus.

E foi justamente pensando para valorizar o clima de montanhas e as baixas temperaturas que o município irá realizar neste ano o 1º Festival de Inverno. O evento terá início nesta quinta-feira (21) e segue até domingo (24) com shows, artesanato e gastronomia.

G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!