Universidade Federal de Itajubá estima prejuízo de R$ 3 milhões com chuva que invadiu 70% do campus

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 28/02/2023 às 15:53:23
Diversos equipamentos foram perdidos; Faculdade de Medicina é um dos pontos que foram mais atingidos. Chuva alaga ruas, casas e deixa quase 30 moradores desalojados em Itajubá e Pedralva

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) estima um prejuízo de pelo menos R$ 3 milhões com a forte chuva que inundou o campus na tarde desta segunda-feira (27).

A faculdade informou que a área de estacionamento ficou toda alagada e pelo menos 70% do campus foi tomado pela água. Diversos equipamentos foram perdidos.

A Faculdade de Medicina é um dos pontos que foram mais atingidos. O campus estava sendo preparado para a volta às aulas prevista para o mês de março.

Alagamentos pela cidade

A chuva que caiu em Itajubá durou cerca de uma hora, mas foi suficiente para trazer muitos estragos. Foram pelo menos 60 milímetros de chuva, além de ventos fortes.

Árvores e galhos também caíram em vários pontos. Bloquetes se soltaram das ruas. A prefeitura informou que as bocas de lobo não deram conta de todo o volume de água.

Chuva deixa quase 30 moradores desalojados em Itajubá e Pedralva

Forte chuva alaga ruas, inunda casas e até salas da Universidade Federal em Itajubá

Reprodução / Redes Sociais

A Avenida BPS, onde fica a Universidade Federal de Itajubá, foi uma das mais atingidas.

Os bairros mais atingidos na cidade foram a Vila Isabel, a Vila Rubens, a Vila Poddis, o bairro Cantina, o Medicina e a região central.

O trabalho desta terça-feira (28) na cidade é de levantar os prejuízos e limpar a sujeira deixada pela chuva.

Desalojados em Pedralva

Pelo menos sete famílias ficaram desalojadas em Pedralva (MG), o que dá um total de 19 pessoas. Todas foram para casas de parentes. Muitas ruas ficaram alagadas, algumas parecendo um rio com fortes correntezas.

Pelo menos 23 casas foram atingidas, impactando diretamente 85 pessoas. O Ribeirão Anhumas subiu cerca de 90 centímetros e transbordou, o que fez ter todos esses pontos de alagamento.

Chuva deixa quase 30 moradores desalojados em Itajubá e Pedralva, MG

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

Os bombeiros de Itajubá também acompanharam a chuva e atenderam à queda de um muro no bairro Bica. Um poste de energia caiu na zona rural e uma estrada ficou fechada nos dois sentidos.

O prefeito da cidade informou nas redes sociais que pediu apoio para a Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí.

Ainda há pontos e bairros, tanto em Pedralva, quanto em Itajubá, em que não há energia. A Cemig informou que as equipes foram reforçadas e o trabalho de restabelecimento segue ao longo do dia.

Como Ajudar

Em Itajubá, segundo a prefeitura, quem puder ajudar as vítimas da chuva pode procurar as sedes dos Cras da cidade para a entrega de doações.

Já em Pedralva, o ponto de doação também é o Cras, que fica na Rua Poeta João Carneiro de Rezende, 190. Eles precisam de alimentos, roupas e outros materiais.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato