MP arquiva procedimento que apurava 'tratamento precoce' contra a Covid-19 em São Lourenço, MG

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 16/04/2021 às 13:02:12
São Lourenço, a mais linda Estância Turística e Hidromineral da América Latina

São Lourenço, a mais linda Estância Turística e Hidromineral da América Latina

O Ministério Público arquivou o procedimento administrativo que apurava uma denúncia de incentivo ao 'tratamento precoce' da Covid-19 contra o prefeito de São Lourenço (MG), Walter Jose Lessa (PTB) e o vice, Gil (PSD). A determinação foi dada pela 1ª Promotoria de Justiça de Minas Gerais nesta terça-feira (13).

O comunicado foi protocolado nesta quarta-feira (14) na prefeitura de São Lourenço. Segundo o promotor de justiça, Pedro Paulo Barreiros Ainas, ao analisar os documentos protocolados, verificou-se que a escolha do tratamento fica a critério da relação médico-paciente.

No caso de São Lourenço, o promotor informou que o "protocolo contra a Covid-19" elaborado pelo comitê municipal é iniciado somente depois de ser prescrito pelo médico. O promotor também falou sobre as dúvidas e divergências de opiniões da comunidade médica sobre o 'tratamento precoce', que não possui comprovação científica.

Prefeito de São Lourenço aparece em vídeo defendendo o tratamento precoce contra a Covid-19 — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Prefeito de São Lourenço, Dr. Lessa, aparece em vídeo defendendo o tratamento precoce contra a Covid-19 — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Tratamento precoce em São Lourenço

O Ministério Público de São Lourenço (MG) abriu um procedimento para investigar denúncias de que o prefeito e o vice estariam incentivando a realização de um tratamento precoce contra a Covid-19.

Em um vídeo, divulgado nas redes sociais pelo vereador Cristiano Caporezzo, de Uberlândia, o prefeito de São Lourenço aparece falando sobre o tratamento precoce.

"Nós instituímos através da nossa equipe multidisciplinar de médicos e infectologistas, de nosso staff da saúde, o tratamento precoce logo no início do quadro da doença, isso mudou toda a lógica, toda a curva de internação, passamos a ter zero de internação e zero de óbitos na cidade de São Lourenço. Então esse foi o grande diferencial, o tratamento precoce deve ser instituído para evitar as complicações que levam o paciente à ala da Covid-19, em seguida UTI, com desfecho às vezes fatal", diz o prefeito no vídeo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município possui 3076 casos, com 61 mortes. Nesta semana, a SES-MG confirmou novos 73 casos e 6 mortes.

Já de acordo com os últimos dados divulgados pela prefeitura, o município está com 3.180 casos confirmados, com 67 mortes. Nesta semana, foram 126 casos a mais, com quatro mortes.

Fonte: G1 Sul de Minas e Ministério Público

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato