Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Caldas: Aldeia tem 140 indíos

Aldeia indígena Xucuru Kariri completa 20 anos em Caldas e tem 140 indígenas

Indígenas do Sul de Minas: 140 vivem na aldeia Xucuru Kariri em Caldas


Aldeia indígena

Xucuru Kariri

completa 20 anos

em Caldas e tem

140 indígenas


Quando chegaram ao Sul de Minas, a aldeia contava com 35 membros e hoje já são mais de 140 indígenas. A aldeia indígena Xucuru Kariri completou 20 anos neste fim de semana em Caldas (MG). Eles são os primeiros indígenas a habitar o Sul de Minas. Atualmente, a aldeia conta com 143 membros.



Segundo a Prefeitura de Caldas, 35 indígenas chegaram para morar em Caldas no dia 29 de maio de 2001. A etnia Xucuru Kariri é originária de Alagoas e, após 18 anos, vieram para Minas Gerais.

Durante três anos eles habitaram a região do Triângulo Mineiro e desde 2001 estão no Sul de Minas. Segundo a prefeitura, houve necessidades de adaptação no início, mas com o passar dos anos, a troca simultânea de conhecimentos veio trazendo ganhos culturais, tradicionais e religiosos para ambos os povos, indígenas e não-indígenas.

Desde 2015, a aldeia é liderada pelo cacique Thyeru Jal. Atualmente conta com 143 membros, com escola, quadra poliesportiva e posto de saúde, além do apoio do Estado de Minas Gerais e da prefeitura para a continuidade das ações e atividades que são necessárias para uma melhor qualidade de vida dos indígenas.

Aldeia indígena

Xucuru Kariri

completa 20 anos


em Caldas, Minas Gerais

Prefeitura de Caldas

Da Redação Jornalista Alair de Almeida e C1 Sul de Minas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!