Produtores rurais afetados pelo frio vão receber auxĂ­lio-geada em Coqueiral, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 15/11/2021 às 15:59:32
Projeto foi aprovado na Ășltima semana pela câmara do municĂ­pio; produtores que atenderem requisitos vão receber trĂȘs parcelas de R$ 700. AuxĂ­lio vai ajudar produtores que tiveram prejuĂ­zos com as geadas em Coqueiral

Produtores rurais de Coqueiral (MG) que tiveram prejuĂ­zos com a forte geada que atingiu a região no mĂȘs de julho vão receber um auxĂ­lio-geada que foi proposto pela prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores do municĂ­pio.

O auxĂ­lio serĂĄ pago através de um cartão em que os produtores poderão comprar em lojas agrĂ­colas de coqueiral produtos para recuperar as lavouras que foram atingidas. Ao todo, serão trĂȘs parcelas de R$ 700.

Coqueiral foi a primeira cidade do Sul de Minas a decretar situação de emergĂȘncia por causa da geada que atingiu 45% de toda a ĂĄrea plantada do municĂ­pio. Segundo o prefeito do municĂ­pio, o auxĂ­lio serĂĄ pago para produtores que atenderem a critérios previamente definidos.

"Os produtores que foram atingidos, os pequenos e micro produtores de café que foram atingidos pela geada do dia 20 de julho, podem se cadastrar junto a Emater, com laudo técnico da Emater, que seja morador do municĂ­pio e que tenha ĂĄrea afetada de no mĂĄximo seis hectares", disse o prefeito de Coqueiral, Rossano de Oliveira (PP).

Segundo Epamig, cerca de 30% das lavouras foram atingidas pela geada no Sul de Minas

Reprodução EPTV

Ainda conforme o prefeito, cerca de 130 produtores deverão ser atingidos pela medida.

"A Emater fez um levantamento prévio, mais ou menos 130 pequenos e mini produtores do municĂ­pio de Coqueiral. Nós jĂĄ levamos o projeto para câmara, foi aprovado na semana passada e agora estĂĄ em processo licitatório o cartão, qual serĂĄ a administradora de cartão que vai poder os produtores adquirir esses insumos. Coqueiral é uma cidade que depende muito da produção cafeeira e a gente tem a obrigação de ajudar esses produtores", completou o prefeito.

O auxĂ­lio serĂĄ pago com recursos próprios do municĂ­pio, que foram retirados do orçamento. O benefĂ­cio deverĂĄ começar a ser pago até o fim do mĂȘs.

Fonte: G1 Sul de Minas e PM dos Bombeiros

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato