Ação planta 580 mudas e retira 600 quilos de lixo em cidades do entorno do Lago de Furnas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 04/12/2021 às 17:47:02
Ato promovido pela Eletrobras Furnas ocorreu neste sábado e aconteceu em Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória. Ação planta 580 mudas e retira 600 quilos de lixo em cidades do entorno do Lago de Furnas

Divulgação/CDN

Cerca de 600 quilos de lixo foram retirados do Lago de Furnas neste sábado (4) durante ação promovida por voluntários em oito cidades no entorno do Lago de Furnas. Simultaneamente o ato também realizou o plantio de 580 mudas de árvores nos municípios.

A iniciativa foi promovida pela Eletrobras Furnas e aconteceu em Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória. Participaram do mutirão grupos de escoteiros, ciclistas, mergulhadores, estudantes das escolas municipais, além de representantes do poder público.

"Nosso desafio é o de conscientizar a sociedade para o descarte consciente de todo esse material. Está sendo um grande momento para a gente, de integração, que além de toda coleta seletiva e desse lixo. A gente também está fazendo o replantio de mais de 800 mudas com a própria população", destacou Ana Cláudia Gesteira, que é superintendente de comunicação e relações institucionais de Furnas.

Ação planta 580 mudas e retira 600 quilos de lixo em cidades do entorno do Lago de Furnas

Divulgação/CDN

A ação faz parte do projeto Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas (Iara). Segundo a Eletrobras, a meta da ação é de realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da Furnas espalhadas pelo Brasil.

"É uma parceria muito importante no desenvolvimento dessa ação que beneficia todos os municípios do entorno do Lago de Furnas e a natureza propriamente dita. A iniciativa de Furnas de trazer esse projeto do Rio de Janeiro, onde foi lançado para o estado de Minas Gerais, contribuiu muito para nossa região. Isso tende a difundir ainda mais, é um trabalho de conscientização das pessoas", falou o secretário executivo Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa.

Conforme a empresa idealizadora da ação, os resíduos sólidos recolhidos serão destinados às cooperativas de catadores que farão uma triagem para separar o que pode ser reciclado e dar o destino correto ao material que não for possível reaproveitar.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato