Carro fumacê percorre bairros para ajudar no combate à dengue em Cássia, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 03/05/2022 às 15:32:30
Cidade é a terceira no ranking de casos de dengue na região. São 212 notificações desde o começo do ano. Fumacê contra a dengue passa por todos os bairros de Cássia

Cássia é a terceira cidade com mais casos de dengue na região. São 212 notificações desde o começo do ano, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O Sul de Minas tem quase 3 mil casos prováveis de dengue apontados pelo estado.

Para tentar conter a doença, o fumacê tem passado, de casa em casa, em cada bairro de Cássia. O objetivo é liberar uma fumaça com inseticida e conseguir exterminar o mosquito adulto do Aedes Aegypti. Os agentes de saúde alertam para que os moradores deixem portas e janelas abertas para que o inseticida possa entrar nas residências e matar os mosquitos.

Segundo o Gleyzer Henrique Silva, Supervisor de Endemias, a grande quantidade de casos notificados pode ser reflexo das atitudes dos moradores.

"Acaba sendo um pouquinho de imprudência do pessoal. Às vezes deixam algum depósito de água, que pode ser uma lata, uma tampa de garrafa, desde grandes objetos, como piscina. O local é propício para o mosquito se desenvolver ali", explica Gleyzer.

Carro fumacê percorre bairros para ajudar no combate à dengue em Cássia, MG

Reprodução/EPTV

De acordo com o supervisor de endemias, o fumacê mata o mosquito adulto, mas não impede o surgimento de larvas.

"É um aliado para matar o mosquito adulto, mas não deixe o morador de ter um cuidado, para não deixar água parada", finaliza.

Nesta terça-feira (3), o fumacê passa nos bairros Centro, Patrimônio e Peixoto. Os moradores devem deixar portas e janelas abertas para que o inseticida possa entrar, atingir os focos e matar o mosquito do Aedes Aegypti que transmite a doença.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato