Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SR do Sapucaí:Pão é Patrimônio

Governador sanciona lei que reconhece modo artesanal de fazer pão cheio de Santa Rita do Sapucaí como patrimônio cultural de Minas


Santa Rita


do Sapucaí:


Lei reconhece


Pão Cheio como


patrimônio cultural


de Minas Gerais


Desde 2017, o pão cheio é patrimônio cultural e imaterial de Santa Rita do Sapucaí. 'Pão cheio' de Santa Rita do Sapucaí é reconhecido como Patrimônio Cultural



O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a Lei 24.204 que reconhece como patrimônio cultural do estado o modo artesanal de fazer pão cheio, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

O projeto já havia passado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e entra em vigor agora com a publicação da lei. Desde 2017, o pão cheio é patrimônio cultural e imaterial de Santa Rita do Sapucaí.


O Pão Cheio de Santa Rita do Sapucaí é Patrimônio Cultural de Minas Gerais

"Esse projeto de lei surgiu como uma tentativa de promover o pão cheio para além do Sul de Minas, como um atrativo turístico da cidade, porque é nossa principal marca gastronômica.

O pão cheio que é tão presente entre os santarritenses é muito mais nosso do que nós imaginamos, por termos o pão cheio a qualquer momento em vários tipos de estabelecimento comercial não damos tanto valor ao longo do tempo e isso tem sido reconhecido mais recentemente", disse o jornalista Jonas Costa, que teve a ideia do projeto.



A receita original é do Sul de Itália, da região da Calábria. E com a imigração italiana, ele chegou ao Sul de Minas, onde passou por modificações. A receita original levava carne de porco desfiada e leite de cabra.


Governador sanciona lei que

reconhece modo artesanal

de fazer pão cheio como

patrimônio cultural de Minas



Em solo brasileiro, a carne foi trocada por linguiça suína e queijo Minas, modificações feitas por uma filha de ex-escravos, Maria Idalina de Jesus, a Maria Bonita.

"A grande divulgadora da receita em Santa Rita foi a cozinheira Maria Idalina de Jesus, a Maria Bonita, que tinha origem escrava, era filha de escravos e deu grande contribuição para popularizar a receita, porque fazia banquetes, era contratada para as chamadas quitandas domésticas e assim ela tornou o pão mais popular aqui em Santa Rita", disse o jornalista.



Em Santa Rita do Sapucaí, o pão virou um alimento tradicional da cidade. A técnica em panificação Cristina é mantenedora do conhecimento do pão cheio. Ela cresceu vendo a produção dele em casa e hoje vive exclusivamente dessa delícia mineira.

"Hoje a minha principal renda é o pão cheio, trabalho o dia todo com ele, a semana toda, levanto de madrugada, faço a massa, deixo a massa crescendo e faço o pãozinho pro pessoal", disse a técnica em panificação Cristina Victor.


A Receita do Pão Cheio

de Santa Rita do Sapucaí

A receita leva farinha, ovos, óleo e leite. A tradicional linguiça e o queijo são essenciais para o recheio. Cristina explica o segredo dessa mistura saborosa.

"Primeiro é você gostar do que faz, isso qualquer trabalho que você for fazer você tem que gostar da sua profissão.

Mas trabalhar com qualidade, você pegar uma linguiça de boa procedência, um queijo de boa procedência, uma farinha boa, tem que ter boa procedência, então o principal é você gostar, ter amor, mas trabalhar com bons ingredientes, com qualidade e é isso, aí você tem um pão perfeito e gostoso", completou.



Professor Wander, ex-Diretor e Professor do INATEL é o Prefeito de Santa Rita do Sapucaí

Segundo a prefeitura da cidade, são 10 pontos no município que fabricam e vendem o tradicional prato. Mas como ele se tornou uma parte da cultura da cidade, a prefeitura agora pretende fazer um mapeamento para saber quantas pessoas produzem o famoso pão cheio.

"Nós pretendemos agora, inclusive com esse reconhecimento do governo do estado sobe a nossa receita, que a gente localize quem são as pessoas que ainda fazem e os comerciantes que ainda estão comercializando, para que fique mais fácil inclusive para o turista que vem pra nossa cidade à procura do famoso pão cheio", disse o secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Janilton Prado.

Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí

G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal e Gov. de Minas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!