Mais de 1,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 são perdidas por falta de procura em Poços de Caldas, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 05/08/2022 às 15:44:38
Doses são referentes a frascos que foram abertos, mas não foram totalmente aplicadas por falta de demanda. Poços de Caldas perde mais de 1,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 por falta de uso

Mais de 1,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram perdidas em Poços de Caldas (MG) por falta de procura da população. As doses passaram da data de vencimento.

Casa frasco da vacina vem com pelo menos cinco doses, mas depois de aberto, é preciso usar todo o líquido que está no recipiente. Se mais pessoas não aparecem para se vacinar, as doses são perdidas.

Para tentar amenizar o problema, unidades de saúde estão fechando mais cedo para que os frascos possam ser recolhidas.

"À exceção da vacina Astrazeneca, que após aberto o frasco, esse conteúdo dura 48 horas, as outras vacinas duram entre seis e doze horas a depender do fabricante da vacina. Nós tentamos evitar essa perda e protelamos essas perdas o máximo que a gente conseguiu. Nosso movimento caiu muito e neste momento é inviável, mesmo que recolhendo esses frascos, a gente não consegue usar aqui em tempo hábil", disse a responsável pela imunização na Urca, Ana Corina Pacheco de Miranda.

Mais de 1,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 são perdidas por falta de procura em Poços de Caldas

Rodrigo Nagafuti/Arquivo Secom

Apesar das perdas, a responsável pela imunização acredita que a situação está sob controle.

"O próprio Ministério da Saúde considera uma perda técnica razóavel até 5%. A nossa perda não chega a 0,5% do que foi recebido de vacina. A gente acha que até o momento a gente está conseguindo controlar isso de forma muito adequada", completou.

A responsável pela imunização também reforçou que as vacinas estão à espera dos públicos que já tiveram a vacinação liberada pelo Ministério da Saúde: pessoas acima de 40 anos (4ª dose), adolescentes (3ª dose) e crianças de 3 a 4 anos (1ª dose).

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato