Chuva no Sul de Minas: saiba como higienizar casas atingidas por alagamentos

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 28/12/2022 às 10:24:37
Veja as dicas da coordenadora de Vigilância Sanitária de Varginha, Nara Alvarenga Viana. Saiba como fazer a higienização correta da casa após alagamentos

A semana tem sido de chuva no Sul de Minas. Em algumas cidades da região, como Pouso Alegre e Espírito Santo do Dourado, ruas ficaram alagadas. Em outras, como Itajubá e Poços de Caldas, muros e partes de casas desabaram causando prejuízos para os moradores.

Mas o que fazer quando sua casa é alagada? A EPTV, afiliada Rede Globo, conversou com a coordenadora de Vigilância Sanitária de Varginha, Nara Alvarenga Viana, para saber como higienizar os locais e objetos atingidos pela água da chuva.

Moradores do bairro Faisqueira protestam após novos alagamentos em Pouso Alegre

Moradores do bairro Faisqueira protestam após novos alagamentos em Pouso Alegre

Chuva deixa famílias ilhadas em bairros de Pouso Alegre e Espírito Santo do Dourado

Chuva em Pouso Alegre: saiba como funciona o serviço de atendimento às famílias desalojadas e desabrigadas

Segundo Nara, o primeiro passo é se proteger. Antes de entrar no imóvel é preciso utilizar equipamentos de proteção, como luvas e botas, que sejam, preferencialmente, de borracha. Assim, será evitado o contato com a água suja.

Assim que estiver protegido, a pessoa pode entrar dentro da casa e começar a remoção das sujidades e dos móveis que não têm condição de ser reaproveitados. Após a remoção destas sujidades, inicia-se o processo de limpeza do local, preferencialmente com água e sabão.

LEIA TAMBÉM

Casal de idosos é obrigado a sair de casa após residência ser atingida por deslizamento em Poços de Caldas

Muro de casa desaba e cinco famílias ficam desalojadas no Centro de Poços de Caldas

A terceira etapa é a desinfecção do local.

"Normalmente a gente utiliza hipoclorito de sódio, que basicamente é a água sanitária que é facilmente encontrada em supermercados, na proporção de 200 ml para 20 litros de água. Preparada essa solução, a gente pode passar nas paredes, nos móveis para fazer o processo de desinfecção", explicou Nara.

Nara também ensinou a limpar roupas que ficaram sujas. O primeiro passo é separar as roupas que foram acometidas pela enchente das que não foram.

"Essa roupa deve ser lavada separadamente. Essa lavagem é uma lavagem normal, mas neste caso a gente recomenda a utilização da fervura por 5 minutos. Existem máquinas que possuem o ciclo de lavagem com água quente e isso facilita, mas quem não tem pode usar esse molho".

Depois, as roupas devem ser secadas preferencialmente no sol e posteriormente passadas.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato