Água acumulada da chuva forma 'lagoa' em aterro particular em bairro de Pouso Alegre, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 18/01/2023 às 15:36:02

Segundo os vizinhos, a água acumulou nos quintais das residências e falta escoamento, já que as galerias pluviais estão entupidas. Moradores reclamam de água acumulada nos quintais após as chuvas em Pouso Alegre

A água acumulada das chuvas que caíram nos últimos dias em Pouso Alegre (MG) formou uma verdadeira lagoa no bairro Nossa Senhora de Fátima. Segundo os vizinhos, a água acumulou nos quintais das residências e falta escoamento, já que as galerias pluviais estão entupidas.

Segundo os moradores, a situação perdura desde o Natal, com o início das chuvas. O local onde a lagoa de água da chuva se formou é um aterro que começou há 5 anos.

"Agora a água não vai, tá parada. Água verde misturada com esgoto. Cheira mal, tem bicho, tá difícil, como que a gente vai fazer depois que começaram esse aterro aqui. Tudo destruído. Casinha do fundo cheia dágua, as plantas tudo destruída", disse a aposentada Irena Maria da Silva Martins.

Em algumas casas, a água da chuva tomou os quintais, que se transformaram em piscinas. Os moradores estão tendo que alugar bombas de sucção para tentar amenizar e evitar que a água entre dentro de casa.

"Desde depois do Natal começou a chuva, as redes pluviais estão entupidas, essa água cresceu assim, e está crescendo até igarapé na água, virou uma lagoa e a água hoje tá baixa porque a gente varou a madrugada puxando com bombas cedidas, alugadas, para ver se alivia um pouco e não entrar na minha casa, mas o caso aqui está terrível. Já entrou aqui na minha lavanderia. A gente está pedindo socorro", contou a cabeleireira Juversina Almeida Catarina.

Segundo os moradores, a água parada misturada com esgoto também tem atraído muitos insetos e mosquitos.

"Perdi móvel que tinha dentro da casinha, perdi, tudo essas coisas que eu tinha. Nunca entrou água assim. A gente fica sem saber o que faz porque uma água parada misturada com esgoto, e tem muito pernilongo e a gente tem medo da dengue né, tem mau cheiro, tinha que dar um jeito nisso, foi depois do aterro que aconteceu isso", disse Dona Irena.

Água invade residências e fica sem escoamento com redes pluviais entupidas em Pouso Alegre

A aposentada Maria da Piedade Feliciano tem um porão que é alugado e o inquilino precisou sair depois que a água invadiu todo o espaço.

"Pra mim é difícil, porque isso aqui é meu ganha pão né. Já faz 12 anos que ele mora aqui e nunca aconteceu isso, foi a primeira vez. Já deu muita enchente aqui, mas dela subir do jeito que ela está aqui não, já veio até no portão e voltava. Veio o gerente da Copasa e disse que o problema não era deles e que era do dono do terreno. Já procurei os dois donos do terreno, eles falaram que vão arrumar, mas até agora nada", disse a aposentada Maria da Piedade Feliciano.

Segundo a prefeitura, por se tratar de um terreno particular, são os donos que deverão resolver a situação. A prefeitura também disse que já enviou fiscais para notificar os proprietários.

Os donos dos terrenos, que possuem uma empresa de imóveis, foram procurados pela produção da EPTV Sul de Minas, mas ainda não retornaram.

A Copasa informou que a rede esgoto está funcionando normalmente e que as obras são de responsabilidade do dono do terreno. A empresa também disse que a manutenção das galerias pluviais é de responsabilidade da prefeitura.


Fonte: Da Redação G1

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato