Atividades educativas conscientizam sobre limpeza do Lago de Furnas, em São José da Barra, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 25/03/2023 às 21:09:44
Sete mergulhadores tiveram a missão de recolher o máximo possível de lixo. Atualmente a represa está com 767,7 metros de volume acima do nível do mar. Atividades educativas conscientizam sobre limpeza do Lago de Furnas

Furnas preparou atividades educativas para esta semana na orla do lago, em São José da Barra (MG). Neste sábado (25), o evento contou com três programações na sede do Clube Náutico Engenheiro Mauro Ferraz.

Atualmente a represa está com 767,7 metros de volume acima do nível do mar, superior a 97%. O problema tem sido o lixo acumulado no fundo do lago.

Para ajudar nessa situação, sete mergulhadores tiveram a missão de recolher o máximo de lixo possível neste sábado. Tudo que foi encontrado, foi retirado e descartado.

Atividades educativas conscientizam sobre limpeza do Lago de Furnas

Um desses mergulhadores é o José de Alencar Oliveira, que conseguiu retirar latinhas, plástico, garrafas pet cortadas e até sacolinhas do local. "Encontramos bastante [lixo], perto de bares flutuantes, dos Canyons, onde tem bastante gente. (...) Até pneu já vimos", explica.

Entretanto, não são só os adultos que ajudaram a mudar a situação do lago. Alexandre Henrique de Assis Mendes, de 13 anos, que já pratica mergulho, também participou da atividade. Ele ajudou a retirar o lixo e contou como foi a experiência.

" Achamos óculos, muitas latas, uma colher, pacote de salgadinho. É meio triste, né?", diz Alexandre.

Ao redor do Lago de Furnas, na área de mata, foi grande a quantidade de lixo encontrada. Os mergulhadores ressaltam que, dentre tantos objetos, foram encontrados principalmente copos plásticos e latinhas.

Segundo Wladimir Rodrigues, que é gerente de Segurança e Saúde do Trabalho de Furnas, todo o material recolhido agora vai ter destino correto.

"Vamos tentar mandar para o local adequado para fazer a destinação final, com empresas homologadas para fazer esse tipo de lixo. E não jogar em um lixão qualquer, como outros locais fazem", finaliza.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato