STL Festival: mais de 30 excursões oficiais estão confirmadas; conheça regras do município de São Tome das Letras

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/04/2023 às 10:37:46

Os amantes do STL Festival estão contando os dias para 30 de abril, data da edição deste ano. São esperadas cerca de 10 mil pessoas de todos os estados do Brasil e de outros países para assistir um line-up de peso com Filipe Ret, Matuê, Natiruts, Pitty, entre outros. Até o momento, já são mais de 30 excursões confirmadas. Para organizar a entrada destes veículos, o município possui algumas normas, como ter autorização prévia para viajar.

Muita expectativa para a 6ª edição do evento, que terá público de diversos lugares do Brasil — Foto: Divulgação/STL Festival

Muita expectativa para a 6ª edição do evento, que terá público de diversos lugares do Brasil — Foto: Divulgação/STL Festival

Boa parte do público deve chegar a São Tomé das Letras por meio de excursão. No ano passado, segundo a chefe do Departamento Municipal de Turismo, Carla Gonzalez, no final de semana que ocorreu o evento a cidade recebeu 42 excursões.

"No geral, as excursões são de jovens e em sua maioria para o evento. Mas, além do festival, temos o público da cidade que virá aproveitar o feriado. No ano passado tivemos, segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas entre público passante e hospedado nos dias que ocorreram o evento" afirma Carla.

Festival atrai


multidão a


São Tome das Letras

Para o festival deste ano, já são mais de 30 ônibus e vans credenciadas como Excursão Oficial do STL Festival, além de excursões independentes. As excursões oficiais saem dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, serão mais de 50 cidades que terão como destino final o festival.

Ale Prado, por exemplo, sairá com três vans de Três Pontas (MG) pelo segundo ano consecutivo para o evento.

"Eu não faço excursões, somente para o festival. Faço para levar a galera aqui da cidade mesmo. A maioria são meus amigos e gostamos de nos divertir tranquilos, evitar ir de carro, ter mais segurança e aproveitar. Eu curto muito a cidade, o clima, a energia!" conta Ale.

Já Kenia Fernandes, proprietária de uma agência de viagens, de Franca (SP), está habituada a fazer excursões para grandes festivais como o João Rock, Encontro das Tribos e Forró da Lua Cheia, e estará pela primeira vez na cidade e no STL Festival.

"É a primeira vez que eu estou indo para São Tomé. Eu sempre quis ir e este ano deu certo. Dizem que é uma cidade muito mágica, muito diferente e eu gosto desses 'rolês' alternativos. Depois do Forró da Lua Cheia, acho que São Tomé é o 'upgrade'. Também é meu aniversário no dia 1º de maio, então será muito especial estar nesse 'rolê' no dia 30" explica Kenia.

Kenia com os amigos no último João Rock; ela viaja para o STL Festival pela primeira vez — Foto: Arquivo pessoal

Kenia com os amigos no último João Rock; ela viaja para o STL Festival pela primeira vez — Foto: Arquivo pessoal

A legislação

A Prefeitura de São Tomé das Letras tem regulamentação específica para excursões que vão visitar a cidade. Com o objetivo de promover um turismo sustentável, a lei 1.506/2019 estipula, entre outros tópicos, que veículos de excursão devem ter autorização prévia para viajar para o município, que prevê, por exemplo, preenchimento de formulário online e guia condutor credenciado pela prefeitura.

Também é necessário fazer o pagamento da taxa, que varia de R$ 130,40 a R$ 652 conforme o tipo de veículo - classificados por ônibus, micro ônibus ou van - e também pelas modalidades com reserva de hospedagem ou o day-use, conhecido como o "bate e volta" da cidade.

São Tomé das Letras (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

São Tomé das Letras (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

"Orientamos que todos façam o cadastro o quanto antes, pois é muita demanda. A solicitação de autorização de excursão deverá ser realizada no prazo mínimo de cinco dias úteis antes da data da viagem. Todo o recurso tributado é repassado para o fundo de turismo e tudo o que é gasto tem que ter a aprovação do Contur", explica a chefe do departamento de turismo.

O 4º lote do Festival STL está disponível exclusivamente pelo IPASS (acesse o link). O 2º lote para o STL Valley está disponível exclusivamente pelo IPASS (clique para saber mais).

O ingresso para o STL Festival deverá ser comprado à parte e é obrigatório para a entrada no camping.

O evento

  • STL Festival
  • Data: 30 de abril
  • Horário: 17h
  • Local: São Tomé das Letras

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato