Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de prefeito que cuspiu em funcionário público em Boa Esperança.

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 06/05/2023 às 01:28:40



O funcionário público envolvido é Tcharles Andrey Lopes. Ele é funcionário concursado há 16 anos. Há cerca de dois meses, ele teve problemas no fêmur de uma das pernas. Ele fez vários exames. Segundo ele, no dia 20 de março chegou a ir para o trabalho, mas precisou de atendimento médico.

Na última quarta-feira (3), ele soube que o dia de atestado foi descontado da folha de pagamento.

Câmera de segurança flagra possível cusparada de prefeito em funcionário público em Boa Esperança (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

Câmera de segurança flagra possível cusparada de prefeito em funcionário público em Boa Esperança (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

"Eu tava conversando com o secretário de Esportes André. Aí depois ele falou 'eu não tenho poder pra isso'.

Aí eu liguei no Departamento Pessoal, pus (sic) no viva voz pra eles ouvir e o departamento confirmou de novo: 'vocês mandaram ofício pra cá para cortar o dia dele'.

Aí ele pegou, eu falando que ele não podia mentir, aí ele deu risada na minha cara e depois foi saindo.

Ele pegou e entrou dentro o carro. Na hora que ele entrou, deu uma acelerada vindo pro meu lado, aí eu bati no capô do carro e falei 'vou lá falar com o prefeito agora'", disse o funcionário.

Depois, ele foi procurar o prefeito Hideraldo Henrique Silva (MDB), que está em seu segundo mandato.

Imagens de uma câmera de segurança mostram que o funcionário gesticula bastante. Logo em seguida, o prefeito aparece. A gravação mostra a discussão e uma cusparada feita pelo Chefe do Executivo no rosto do servidor, que empurra o prefeito. A briga é apartada por Guardas Municipais que estão próximos ao local.

"Cuspiu na minha cara, me empurrou, na hora que ele me empurrou, eu empurrei ele também, aí ele depois falou 'agora vou te bater' e eu disse 'se você vir eu vou revidar'.


Os guardas municipais chegaram perto de mim, v me puxando e trazendo pra trás, e nesse momento o Hederaldo foi no carro dele, onde não mostra as imagens, retira um revólver.

Aí eu falei pro guarda que ele estava armado e estava mirando pra mim, na hora que ele vira o rosto e vê o prefeito armado, ele disse que o prefeito tinha porte de arma", completou o funcionário.

Funcionário público alvo de cusparada de prefeito fala sobre o caso em Boa Esperança — Foto: Reprodução EPTV

Funcionário público alvo de cusparada de prefeito fala sobre o caso em Boa Esperança — Foto: Reprodução EPTV


O prefeito disse que não ameaçou e nem apontou uma arma contra o funcionário. O vereador Jorge Luís do Carmo (PTB) quer que o prefeito dê explicações na câmara.

"Nada pode justificar essa cusparada. Penso como advogado que também sou, que foi um crime cometido, está lá previsto no artigo 140 do Código Penal, o crime de injúria e essa cusparada não pode ser normalizada e admitida como uma legítima defesa de qualquer provocação que tenha vindo por parte do servidor.

Os fatos precisam ser esclarecidos e é necessário que o chefe do Executivo venha se explicar, tanto pro poder Legislativo tanto também pra população que ele representa aqui em Boa Esperança", disse o vereador.

O vereador também questionou a ação da Guarda Municipal. "No vídeo nós podemos observar que no momento em que tudo aconteceu, com os ânimos exaltados, que a Guarda cuidou mais em afastar o servidor do que o próprio prefeito, que aparentemente era a figura mais exaltada naquela cena.

É necessário que a Guarda em dado momento preste informações sobre o porquê de afastar o servidor e não conter o prefeito, que pelo vídeo, continua seguindo contra o servidor", completou o vereador

Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de prefeito que cuspiu em funcionário público em MG — Foto: Reprodução EPTV

Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de prefeito que cuspiu em funcionário público em MG — Foto: Reprodução EPTV

Já a Polícia Civil abriu investigação sobre o caso. "Não tem porte de arma (o prefeito) pelo que é de conhecimento da Polícia Civil.

Inicialmente foi feito boletim de ocorrência pelo Tcharles, a partir de agora é instaurado o inquérito policial, nós faremos as oitivas das testemunhas e a coleta das imagens feitas no local.

Nós analisaremos as imagens, analisaremos o que as testemunhas vão dizer e vamos colher as versões tanto de um quanto de outro", disse o delegado Alexandre Boaventura Diniz.

A Prefeitura de Boa Esperança se manifestou em nota dizendo que o servidor público agrediu verbalmente o prefeito e o secretário de Esportes. Segundo o texto, será instaurado um processo administrativo disciplinar para apurar o ocorrido.

Fonte: G1 Sul de Minas e Polícias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato