MEC abre 6 mil vagas no ensino superior para estudantes estrangeiros

O MinistĂ©rio da Educação (MEC), em parceria com o MinistĂ©rio das Relações Exteriores (MRE), estão com mais de 6 mil vagas abertas no processo seletivo do Programa de Estudantes-ConvĂȘnio de Graduação (PEC-G).

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor Geral do Jornal Região Sul em 22/07/2023 às 08:30:22

MEC abre


6 mil vagas


no ensino superior para


estudantes estrangeiros


O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), estĂĄ com mais de 6 mil vagas abertas no processo seletivo do Programa de Estudantes-ConvĂȘnio de Graduação (PEC-G). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto.



O PEC-G é um instrumento de cooperação educacional, que oferece a estrangeiros com idade mĂ­nima de 18 anos, com ensino médio completo e proficiĂȘncia em lĂ­ngua portuguesa, a oportunidade de realizarem?a graduação completa, de forma gratuita, em instituições brasileiras de educação superior.

Trata-se de um dos programas de mobilidade acadĂȘmica mais antigo do Brasil, em vigor desde 1965, e também um dos mais abrangentes internacionalmente. ??

Para esta edição, as vagas serão distribuĂ­das em 342 cursos de graduação, em 102 instituições de educação superior de todas as regiões do paĂ­s. Os estudantes serão selecionados para iniciar os cursos em 2024.

A inscrição é gratuita e deverĂĄ ser realizada junto a uma representação diplomĂĄtica ou consular brasileira de um dos paĂ­ses participantes do?programa, conforme listado no?Edital nÂș 5/2023.

Ao todo, são 69 paĂ­ses conveniados com o programa, sendo a maior parte da África (29) e da América Latina e Caribe (25). Estrangeiros de alguns paĂ­ses da Europa, da Ásia e da Oceania também podem ser inscrever. O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado a partir do dia 30 de outubro.

Uma comissão de seleção instituĂ­da pelo MEC, composta por servidores e docentes de instituições federais e de ensino, serĂĄ responsĂĄvel pela anĂĄlise do histórico escolar e demais documentos exigidos para a candidatura.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato