Santa Casa irá permitir apenas internações por Covid-19 em Guaxupé, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 18/01/2021 às 14:20:19
Pacientes com outras comorbidades deverão ser encaminhados para os hospitais da região. Medida tem validade de 20 dias. Santa Casa irá permitir apenas internações por Covid-19 em Guaxupé, MG

Ascom / Prefeitura Guaxupé

A Santa Casa de Guaxupé (MG) irá permitir apenas internações de pacientes da Covid-19 durante 20 dias. A decisão tomada no último sábado (16) já está em vigor no município. Pacientes com outras comorbidades deverão ser encaminhados para os hospitais da região.

Segundo a diretoria do hospital, a medida já fazia parte do plano de contingência do atendimento dos pacientes desde o início do ano passado. Além disso, a decisão foi tomada por falta de recursos humanos.

“Nós não esperávamos que precisássemos chegar nesse ponto. A decisão foi tomada devido vários fatores, como a gravidade e o aumento do número de casos e também pela superlotação da UTI e da enfermaria Covid”, explicou a diretora técnica e responsável pela UTI, Dra Salma Regina Gallate.

Salma explicou também que o principal fator que levou a instituição a suspender as internações é a falta de profissionais de saúde.

“Estamos sem alguns funcionários que testaram positivo para Covid-19 e foram afastados. Outros não se sentiam aptos para enfrentar a pandemia e pediram afastamento. Também não tivemos resposta ao pedido de contratação de novos técnicos e enfermeiros”, justificou.

Ainda de acordo a diretora, o tempo de duração será de 20 dias, tempo considerado suficiente para que os funcionários afastados retornem e novas contratações sejam feitas.

Outras internações

A diretora explicou que os pacientes que precisarem de internação fora do quadro da Covid-19, passarão pelo plantão do SUS e depois serão encaminhados para as vagas disponíveis que o “SUS-Fácil” oferecer em outras instituições ou cidades ao redor, como Muzambinho, Guaranésia e Juruaia.

Medidas restritivas em Guaxupé

Santa Casa irá permitir apenas internações por Covid-19 em Guaxupé, MG

Reprodução EPTV

Guaxupé foi a primeira cidade do Sul de Minas a declarar quarentena. A decisão foi publicada no dia 7 de janeiro na página de enfrentamento à Covid-19, no site prefeitura, mas o decreto só começou a valer no dia 9 de janeiro.

A quarentena ocorreu em razão da taxa de ocupação de leitos de UTI, que chegou a 100%. Após alguns dias com os serviços não-essenciais fechados, o município flexibilizou as medidas restritivas na última quinta-feira (14).

VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do G1 Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato