Comerciantes de Pouso Alegre voltam a trabalhar

O Comercio de Pouso Alegre reabre as portas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 30/03/2020 às 20:32:22


Comercio

reabre

as portas

em Pouso Alegre


Mesmo com casos confirmados, moradores foram para as ruas e não seguiram orientações das autoridades de saúde. Comércio reabre mesmo com casos do novo coronavírus confirmados em Pouso Alegre (MG)

Pouso Alegre já tem dois casos confirmados do novo coronavírus segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Mas nesta segunda-feira (30), comerciantes voltaram a trabalhar graças ao decreto de restrições da prefeitura, que foi flexibilizado.

Nesta segunda-feira, as calçadas estavam cheias e a maioria das pessoas não mantiveram o distanciamento como pede a Organização Mundial de Saúde (OMS). Muitas pessoas estavam próximas umas das outras e idosos, que fazem parte do grupo de risco, estavam em praças.

"A gente precisa trabalhar, porque a gente tem família. A gente depende do dinheiro que entra [com] o comércio. Tem que prevenir, usar o álcool em gel e a máscara e voltar a trabalhar", disse a comerciante Elisângela Pereira Queiroz.

Apesar do decreto da prefeitura autorizar a abertura de parte do comércio, a secretária de Saúde, Silva Regina, continua defendendo a importância do isolamento social.

"A recomendação é que se fique em casa, circule o mínimo possível, que as pessoas saiam às ruas somente se necessário. E a gente tem uma recomendação aos idosos, que as pessoas estão achando que se colocar uma máscara e sentar na praça está tudo certo. Não está tudo certo. É evitar o contato. A máscara, se ela for mal retirada, pode ser contaminado na hora da retirada dessa máscara. Precisamos que os nossos idosos entendam que é momento de eles ficarem dentro de casa. Deixe que somente as pessoas que precisem estar na rua, estejam na rua neste momento. Os outros, que estejam em casa e que a gente possa ter Pouso Alegre livre de tudo isso o mais rápido possível", enfatizou.

Comércio foi reaberto em Pouso Alegre e
movimentou ruas da cidade mesmo com a pandemia


Na última quinta-feira (26), o prefeito Rafael Simões (DME) reeditou o decreto que obrigava os comércios da cidade a fecharem as portas. Com a reedição do decreto municipal, a maioria dos estabelecimentos que estavam fechados poderiam voltar a funcionar.

Para minimizar os riscos de um contágio comunitário, várias áreas públicas estão sendo pulverizadas. A substância utilizada é uma solução química eficaz contra fungos, bactérias e vírus. Essa pulverização dura em torno de 20 minutos e toda a roupa utilizada pelos profissionais depois do trabalho são descartadas.

Desde a semana passada, 86 pontos de ônibus foram pulverizados e nesta semana, 23 postos de saúde vão receber a desinfecção.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato