Covid-19: Poços de Caldas publica novas medidas restritivas e amplia delivery aos fins de semana

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 18/06/2021 às 10:26:42
As novas regras começam a valer nesta sexta-feira (18) e seguem até o dia 27 de junho. Prefeitura de Poços de Caldas anuncia medidas mais restritivas para combate à Covid-19

A Prefeitura de Poços de Caldas publicou nesta quinta-feira (17) uma resolução com novas medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19. As novas regras começam a valer nesta sexta-feira (18) e seguem até o dia 27 de junho.

Uma das principais alterações com relação ao decreto anterior é com relação às vendas por delivery. O serviço está permitido para todos estabelecimentos comerciais, independente do ramo e horário, inclusive aos sábados e domingos.

Outra determinação foi quanto ao Turismo na cidade. Quem quiser visitar Poços vai poder se hospedar nos hotéis e pousadas de segunda a sexta-feira, fazendo o check-out no máximo no sábado, até às 9h. O limite máximo de ocupação em hotéis e pousadas não pode ultrapassar 30% da capacidade.

A nova resolução também determina o funcionamento do transporte coletivo durante todos os dias da semana, mas continua proibido o acesso de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo no município.

Poços de Caldas publica novas medidas restritivas contra a Covid-19 e amplia delivery aos fins de semana

Prefeitura de Poços de Caldas

Confira abaixo todas as determinações da resolução temporária.

Poderão funcionar de segunda a sexta -feira, das 5h às 20h: restaurantes e bares; supermercados, mercearias e hortifrutigranjeiros; açougues; padarias e lanchonetes; casas de eventos; igrejas e templos de qualquer natureza; academias e clubes, exceto para modalidades coletivas, de lazer e de recreação; comércio e prestadores de serviços da construção civil de obras particulares e públicas.

Poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 19h: comércio, prestadores de serviços e atividades socioeconômicas em geral, não citados acima.

Pontos Turísticos público e privados poderão funcionar de segunda a quinta-feira, das 6h às 17h30.

Mercado Municipal poderá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Feiras livres (hortifrutigranjeiros) e Ceasa poderão funcionar de segunda a sexta-feira, em horários previamente estabelecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Expoarte de rua e Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas poderão funcionar às quartas e quintas-feiras, em horários previamente estabelecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo.

O Parque Municipal Antônio Molinari e o Parque Ecológico da Zonal Sul poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30.

Os hotéis , motéis e pousadas poderão funcionar, respeitado o limite máximo de 30% (trinta por cento) de ocupação, sem limitação de horário, de segunda a sexta-feira para todos os públicos, permitido o check out no sábado até as 9h. Aos sábados e domingos, exclusivamente para prestadores de serviços, vedado acompanhante.

Poderão funcionar todos os dias da semana, sem limitação de horário, as seguintes atividades e serviços: postos de combustíveis (aos sábados e domingos as conveniências não podem abrir); serviço de alimentação em postos de combustíveis localizados nas rodovias, para retirada no local e delivery; farmácias; hospitais; clínicas médicas; clínicas odontológicas; obras e intervenções públicas emergenciais; indústrias; clínicas veterinárias; dedetizadoras; atividades de operacionalização interna dos estabelecimentos, sem atendimento ao público; serviço de transporte coletivo e individual de passageiros e de entregas.

A modalidade de venda delivery, com entrega do produto diretamente no domicílio do consumidor, está permitida para todos estabelecimentos comerciais, independente do ramo e horário estabelecido para funcionamento, ficando vedada a retirada de produtos na empresa ou nas suas proximidades, pelo consumidor.

O que está proibido enquanto a resolução estiver valendo:

Reuniões e eventos públicos e privados, de qualquer natureza, inclusive de familiares que não residam na mesma casa. A exceção é para os eventos agendados anteriormente à publicação desta Resolução, que poderão ocorrer de segunda a sexta-feira até às 20h, mediante a aprovação do Comitê Extraordinário Covid-19.

Acesso de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo no Município;

Prática de esportes coletivos, exceto para jogos profissionais de campeonatos oficiais, os quais possuem protocolo próprio com exigência de exames periódicos.

Decreto conjunto

No dia 11 de junho, os municípios que pertencem à microrregião de Poços de Caldas anunciaram um medidas conjuntas para enfrentamento da Covid-19. As medidas começaram a valer nesta segunda-feira (14), mas dividiram opiniões entre médicos e comerciantes de Poços de Caldas.

As restrições limitavam alguns horários de funcionamento de segunda a sexta-feira. O comércio pôde abrir até as 19h. Igrejas, supermercados, padarias, academia e casas de eventos, até as 20h. Parques e pontos turísticos, das 6h às 17h30. O mercado municipal, das 7h às 18h.

Aos fins de semana as medidas eram mais rígidas e quase tudo devia ficar fechado. Apenas postos de combustíveis, farmácias, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, além de hotéis com no máximo 30% da ocupação, poderiam funcionar.

As medidas foram adotadas por seis cidades da microrregião de Poços de Caldas.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato