Andradas suspende aulas presenciais após confirmar presença de variantes da Covid-19 no município

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 20/06/2021 às 13:53:07
Suspensão começa a valer nesta segunda-feira (21). Decisão do comitê de crise levou em consideração também o aumento do número de casos na cidade. Andradas suspende aulas presenciais após confirmar presença de variantes no município

Reprodução EPTV

A Prefeitura de Andradas (MG) anunciou a suspensão das aulas presenciais no município, a partir desta segunda-feira (21). A medida foi tomada em virtude do cenário da pandemia de Covid-19 na cidade, com a constatação da presença de duas variantes do coronavírus (gama e zeta) no município e o aumento do número de contaminados. A suspensão se estende até o dia 05 de julho.

OMS utiliza letras gregas para nomear as variantes do coronavírus

A suspensão das aulas presenciais é válida para todos os estabelecimentos de ensino, escolas de idiomas, cursos profissionalizantes e escolas regulares. Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita de Andradas, Margot Pioli (Cidadania), falou da preocupação com o aumento dos casos e também com as variantes da Covid-19.

“Definimos que todas as aulas presenciais deverão ser suspensas. E por que isso? Porque nós detectamos que Andradas possui as variantes P1 e P2, que são mais graves e mais contagiosas”, afirmou.

Na quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde comunicou que foi constatada em Andradas a presença de mais uma variante, a zeta (P2). De acordo com a secretaria, de um total de oito amostras coletadas em março, sete foram identificadas com a variante do Rio de Janeiro e uma com a variante Gama (P1 - de Manaus).

Segundo o comitê, por causa do aumento nos números de casos, internações e óbitos não apenas no município, mas em todas as cidades circunvizinhas, o governo estadual recomenda que sejam adotadas medidas mais restritivas pata combater o crescimento da pandemia.

Andradas suspende aulas presenciais após confirmar presença de novas variantes no município

Reprodução/Prefeitura

Aulas presenciais

De acordo com prefeitura, as aulas presenciais no município foram autorizadas pelo decreto publicado no dia 25 de fevereiro. A autorização, ainda de acordo com a prefeitura, só foi válida para escolas particulares de ensino regular, que tinham o plano de contingenciamento já aprovado. As aulas começaram de forma gradativa e foram ampliando para mais turmas conforme era possível.

Covid-19 em Andradas

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, são 3.543 casos confirmados, sendo 112 óbitos. No vídeo, a prefeita também fez um apelo à população.

“Faça sua parte, não aglomere, permaneça em casa. Eu sei até da possibilidade que alguns poderão deslocar para outros municípios, não façam isso, permaneçam em casa,” declarou.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato