Cambuquira - Circuito das Águas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 21/06/2021 às 15:41:52
Cambuquira é uma encantadora estância hidromineral e climatológica, em um dos mais belos espaços do planalto do sul das Minas Gerais, um refúgio em meio às montanhas.

Crédito: Giselle Messias

Cambuquira é uma encantadora estância hidromineral e climatológica, em um dos mais belos espaços do planalto do sul das Minas Gerais, o circuito das águas, um refúgio em meio às montanhas.

Com temperatura amena e estável, variações médias entre 10 graus e 26 graus proporcionam a invejável média anual de 18 graus. Localizada equidistante dos grandes centros como, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, atrai um fluxo turístico heterogêneo, oferecendo um ambiente propício à confraternização.

Sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas minerais.

Cambuquira viveu diversas facetas do turismo, inclusive quando o assunto era relacionado à saúde, lazer e bem-estar, valores historicamente importantes para os munícipes e visitantes.

Embora ainda sofra os reflexos históricos de uma ruptura no turismo, mudanças no comportamento da população brasileira e mundial abrem espaço para novas possibilidades, como por exemplo a revalorização das práticas e tratamentos naturais e complementares e a expansão do ecoturismo, do turismo de saúde e bem-estar, do turismo de aventura e turismo rural.

Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada. Um passeio por suas ruas reflete isso. A tradução exata do termo "qualidade de vida" faz parte do dia-a-dia de seus moradores e visitantes.

Acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras, flamboyants e outras espécies espalham-se pelas vias e praças da cidade. Formam um mosaico natural de cores, completado pela Reserva Biológica de Santa Clara e pela Mata do Parque. Em Cambuquira o turista encontra a equação perfeita para o bem-estar do corpo e da mente.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Como se não bastassem todas essas características, a cidade é berço da melhor água do Brasil, conforme avaliação feita por uma equipe de especialistas reunidos pela revista Vip Exame (Editora Abril) em 1997. A "Água Cambuquira" ficou em segundo lugar na classificação geral, um pouco atrás da marca Ty Nant, do País de Gales. Participaram da bateria de degustação todas as marcas (nacionais e importadas) que circulam no mercado brasileiro. Como a Ty Nant é europeia, podemos considerar, segundo a pesquisa da Vip Exame, que Cambuquira tem a melhor água não só do Brasil, mas de toda a América.

São diversas fontes conhecidas dentro dos limites territoriais do município, sendo que somente sete fazem parte do portfólio de atrativos turísticos e bens medicinais. Dessas últimas, seis estão localizadas no complexo do Parque das Águas, principal atração turística da cidade.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

As qualidades terapêuticas das águas, associadas ao clima agradável da região, fazem de Cambuquira uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Um diferencial é relevante: apesar de especial, Cambuquira ainda se mantém deliciosamente pacata e pitoresca.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Engana-se quem pensa que Cambuquira é somente descanso. O município tem na Serra do Piripau um dos melhores pontos para a prática de voo livre.

O cenário um local que não é berço só das águas, mas também de muita adrenalina.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Cambuquira também é conhecida por seu potencial de turismo rural, onde além das produções caseiras, algumas fazendas de cafés especiais já estão se preparando e/ou já recebem turistas de todos os lugares do mundo. Cambuquira também é conhecida por seu potencial de turismo rural, onde além das produções caseiras, algumas fazendas de cafés especiais já estão se preparando e/ou já recebem turistas de todos os lugares do mundo.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Cambuquira é famosa ainda por suas guloseimas caseiras, encontrados nas lojinhas do Centro. Merece destaque os doces de leite e de goiaba, além das compotas e das geleias. Produções locais como de mel, rapadura, pinga, gin, cerveja artesanal e queijos também ocupam lugar de destaque nas prateleiras.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Principais atrativos turísticos:

Parque das Águas

Principal atrativo turístico da cidade, formado por cinco fontes de águas minerais de qualidade, com gás natural e com indicações terapêuticas. No entorno do Parque das Águas encontra-se a Mata (remanescente de Mata Atlântica) com vegetação nativa. Na área particularmente aprazível, além das fontes, existem jardins sombreados, lago, algumas lojas de artesanato, instalações sanitárias, pequeno parque infantil e balneário (temporariamente desativado) .

O Parque das Águas é um atrativo turístico urbano que se encontra em área privilegiada, próximo do terminal rodoviário e da rede hoteleira.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Parque das Águas do Marimbeiro

O charmoso Parque do Marimbeiro fica a uma distância de dois quilômetros do centro da Estância Hidromineral de Cambuquira e compreende uma área de mais de 3,5 mil metros quadrados de onde brotam águas terapêuticas alcalino-gasosas e férreas.

Alto de Santa Quitéria

O Alto de Santa Quitéria, com 1.114 metros de altura, possui uma aprazível vista panorâmica de Cambuquira, das plantações de café e da cidade de São Tomé das Letras, além de um cruzeiro com sete metros de altura.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Reserva Biológica de Santa Clara

Criada em 1976, ainda não possui uma boa estrutura para visitação. Entretanto promete ser um dos principais pontos de atração turística de Cambuquira. Seu acervo natural, que se espalha por 1.452ha, guarda espécies da flora e fauna nativas do sul de Minas.

Serra do Piripau

Ponto mais elevado de toda a região, a 1370 metros de altitude. De lá descortina-se uma panorâmica de 360 graus, permitindo em dias claros visualizar as cidades vizinhas de São Thomé das Letras, Três Corações e Jesuânia.

O regime de ventos é excepcional (ótimas térmicas), fazendo do local palco privilegiado para a prática de várias modalidades de voo livre (asa-deita, paraglider e outros do gênero).

Campeonatos regionais e nacionais se aproveitam destas características e transformam a serra em point, atraindo esportistas de todo o país. É uma mistura de cores, sotaques e muita aventura..

Conta com uma lanchonete, com lugar agradável para sentar-se e observar a bela paisagem, bem como um lindo pôr do sol.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Cambuquira e sias Festas Culturais

Folia de Reis

A celebração faz parte da cultura local e tradição religiosa, principalmente as famílias envolvidas com os festejos ao longo das gerações. O período das festividades, entre os dias 01 a 06 de janeiro, estabelece uma ligação com a peregrinação dos três reis, que saíram do Oriente para visitar o Menino Jesus.

Crédito: Giselle Messias

Festa de São Sebastião

A Festa de São Sebastião é celebrada desde o final do século XIX. O evento inicia-se nove dias antes do dia de São Sebastião, 20 de janeiro, com novenas e missas diárias. No final de semana próximo ao dia 20, além das missas, acontecem cavalgada e a quermesse, que são barracas com vendas de comidas e bebidas além do tradicional almoço de domingo. No grande dia, há uma procissão, missa matinal e o leilão.

Carnaval

O bloco “Arrependidas” é o maior bloco de carnaval do município de Cambuquira e ocorre a trinta e seis anos. Desde a primeira edição, o bloco “Arrependidas” se destaca por integrar os munícipes e visitantes e proporcionar diversão a todos sem custo, se tornando um evento anual aguardado por todos.

Crédito: Giselle Messias

Congadas

A celebração de da Festas de Congadas é parte da tradição cultural e religiosa da comunidade de Cambuquira. O inicio dos rituais que constituem a Festa é estabelecido a partir da subida do mastro, erguido na porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Lavra. A festa se desenvolve durante o ultimo final de semana do mês de outubro, sendo domingo o mais importante dos festejos e o dia da sua finalização. As apresentações dos ternos ocorrem durante o período da noite, sendo que, no primeiro dia, sexta-feira, os ternos se apresentam nas ruas e na porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde são montadas barraquinhas de comidas e bebidas.

Crédito: Giselle Messias

Crédito: Giselle Messias

Geralmente acontece nas datas próximas ao feriado 02 de novembro, ou do feriado do dia 15 de novembro. É composto por dois dias de atividades. As apresentações do Festival Nacional de Canto e Coral de Cambuquira ocorrem no interior da Paróquia de São Sebastião cedida pelo pároco exclusivamente para o evento contando com corais de vários Estados.

Crédito: Giselle Messias

Cambuquira passa por um processo de revitalização do turismo, de modo a ampliar a percepção, pelas pessoas locais e dos turistas, da sua condição de estância hidromineral, com águas terapêuticas e raras no mundo e que sua infraestrutura, qualidade e atrativos sejam reconhecidos no âmbito regional, nacional e até internacional.

OBS: Informações retiradas do Plano Municipal de Turismo elaborado pelo COMTUR.
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato