Concessionária do transporte anuncia suspensão de linhas devido a prejuízo em Pouso Alegre, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 21/06/2021 às 12:40:35
Segundo Expresso Planalto, linhas serão interrompidas a partir de 1º de julho; empresa alega grande prejuízo financeiro na pandemia. A Expresso Planalto, empresa concessionária do transporte público de Pouso Alegre (MG), fez um comunicado no fim de semana informando que várias linhas serão interrompidas a partir de 1º de julho na cidade.

Segundo a empresa, serão paralisadas linhas rurais e sociais criadas para atender regiões menos populosas na cidade. A empresa pediu ainda ajuda financeira à prefeitura, caso o contrário, a tarifa pode chegar a R$ 8,25 na cidade.

A empresa alega que acumula prejuízos com a redução do número de passageiros. No comunicado, o segundo em menos de um mês, a companhia cita que desde o início da pandemia, o transporte público foi fortemente impactado e somente em 2020 centenas de empresas foram à falência.

No mês passado, a Expresso Planalto já havia ameaçado paralisar a prestação do serviço durante a pandemia. Agora, a empresa reforça que a manutenção do transporte se tornou inviável para a companhia.

Concessionária do transporte anuncia suspensão de linhas devido à prejuízo em Pouso Alegre

Divulgação/Prefeitura de Pouso Alegre

"A empresa teve uma redução superior a 50% no número de passageiros e um aumento de 28% nos custos de operação, alavancado pelo aumento no preço do combustível. Foi, ainda, obrigada a a manter o transporte das gratuidades, que representam 18% dos passageiros e a cumprir todos os horários estipulados pela prefeitura durante toda a pandemia", diz o texto divulgado pela concessionária.

Ainda de acordo com a nota, como medida emergencial, a empresa informou a situação à prefeitura e aguarda que ela crie estratégias para que a rotina do transporte seja mantida, já que a prestação desse tipo de serviço é de responsabilidade do município.

O valor atual da tarifa urbana em Pouso Alegre é de R$ 3,90. O último reajuste foi em janeiro de 2019, antes da empresa assumir o transporte no município.

As linhas que serão suspensas ainda não foram definidas. Isso deverá sair após reunião com o setor de transporte da prefeitura, para tentar contornar a situação.

A prefeitura informou que recebeu o comunicado da empresa na sexta-feira à tarde e que já está analisando toda a documentação.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato