Moradores seguem fora de casa quase três anos após desabamentos por causa de chuva em MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/10/2021 às 16:24:27
Mais de dez famílias foram desabrigadas e continuam sem poder voltar para suas casas porque o problema ainda não foi solucionado. Moradores de Monte belo seguem fora de suas casas após três anos de desabamento

Quase três anos depois que um terreno cedeu durante uma forte chuva e duas casas desabaram em Monte Belo, o problema continua sem solução. Mais de dez famílias foram desabrigadas e continuam sem poder voltar para suas casas, porque o problema ainda preocupa.

"A preocupação é as duas casas do fundo cair e puxar a minha. Eu até queria voltar pra cá, mas o medo meu é esse. Voltar pra cá com esse tempo chuvoso começar a cair e puxar as outras casas e a minha".

"Cada vez que chove a preocupação aumenta cada vez mais. A gente fica sem saber o que vai acontecer, a gente nem dorme direito porque a situação aqui está grave. A gente queria uma resposta do prefeito, da prefeitura. Eles vem aqui e não falam nada, não dão solução nenhuma"

A prefeitura começou obras paliativas no local. Um muro de contenção começou a ser construído no terreno, mas a obra está parada há cerca de um mês.

"A empresa não vinha cumprindo o cronograma de obra e o contrato. Ai ela parou de executar a obra e a gente já notificou, advertiu, aplicou sanções e já estamos em processo de rescisão com essa empresa"

Moradores seguem fora de casa quase três anos após desabamentos por causa de chuva em Monte Belo

Reprodução/EPTV

Uma das medidas paliativas foi a construção de uma manilha pra desviar água.

"Aquela manilha que chega água lá na frente, chega uma quantidade muito grande de água. Então, algumas ruas pra cima, a prefeitura fez o manilhamento desviando uma parte destas águas pra chegar menos água aqui e evitar problema"

Ainda de acordo com a prefeitura, não há previsão para o novo processo licitatório. A avaliação de cada casa só deve ser feita depois que a obra for finalizada. Enquanto as famílias não podem retornar para suas casas, a prefeitura informou que segue dando apoio às vítimas.

"A prefeitura não tem desamparado nenhuma delas e se compromete a dar um amparo pra elas até recuperarem o local e depois avaliar a situação de cada casa".

Cratera

Cratera em bairro de Monte Belo (MG)

Erlei Peixoto/EPTV

Há quase três anos, moradores são retirados da área por risco de desabamento. Em março de 2019, durante uma forte chuva, duas casas desabaram e outras tiveram a estrutura comprometida. Na época, o número de interdições chegou a oito imóveis e 40 estavam em monitoramento.

Conforme o setor de obras, em 2019, parte das obras paliativas para contenção da cratera foi feita no local. Foi feito com uma espécie de alambrado para evitar aproximação de moradores.

Além disso, uma obra fez o alinhamento do esgoto que vazava no local, além de drenagem. Na época, engenheiros avaliaram que era a melhor solução.

Em 2020, moradores de Monte Belo registraram o momento que uma enorme cratera voltou a se abrir no bairro Vila Rica. Durante uma chuva, a força da água levou parte da terra e do asfalto da Rua Otávio Alves. Por pouco, duas casas não foram atingidas.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato