Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sul de Minas

Corpo de Bombeiros cita técnicas de salvamento após aluno engasgar com aparelho ortodôntico em Varginha, MG


Militares alertam sobre importância do curso de primeiros socorros para pais, mães e profissionais da educação. Aluno se engasga com aparelho ortodôntico e é salvo por professor em Varginha

O Corpo de Bombeiros Militar citou dicas de salvamento para vítimas de engasgo, após um caso repercutir em Varginha (MG). No último dia 9 de novembro, um aluno da Escola Estadual Mário Esdras engasgou com um aparelho ortodôntico enquanto jogava futebol na quadra e foi salvo por um professor de Educação Física.

O educador Eduardo Corrêa Machado, conhecido como “Duda”, utilizou a manobra de Heimlich, restabelecendo a respiração do garoto, que chegou a desmaiar, mas acordou minutos depois.

Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros de Varginha, Paulo Estevam, existem dois casos de obstrução, parcial e total, e é importante que a técnica certa seja usada imediatamente para que não haja agravamento, o que pode vir a gerar uma parada cardiorrespiratória ou morte.

“A atitude dele salvou a vida dessa criança. Nós temos os tipos de obstrução e eu creio que ali levaria à morte. Geralmente nós temos dois casos de obstrução, a parcial, que a pessoa consegue emitir sons, tossir e até conversar e continuar respirando, e a total, que eu creio que foi o caso desse menino, que ela (vítima) automaticamente coloca a mão na garganta, que é o sinal universal do engasgo, em que ela não vai conseguir respirar, tossir e nem respirar”, contou o Bombeiro Militar.

Corpo de Bombeiros cita técnicas de salvamento após aluno engasgar com aparelho ortodôntico em Varginha

Reprodução EPTV

“É neste momento que é muito importante que você aja imediatamente, com a técnica certa e desobstruir as vias aéreas, porque ela pode ficar inconsciente e vir agravar para uma parada cardiorrespiratória, e posteriormente à morte”, completou o subtenente.

O subtenente explicou ainda que a técnica de salvamento pode ser utilizada por qualquer pessoa, mas é preciso entender como deve ser feita. Há ainda diferença caso a vítima ficar inconsciente.

“Qualquer pessoa pode fazer essa técnica em casa. Se a pessoa tiver obstruída, automaticamente ela coloca a mão na garganta e não vai conseguir respirar. Você vai posicionar-se atrás dela, achar o último osso externo, que chama Apêndice xifoide, dois dedinhos pra baixo você vai fechar sua mão e vai fazendo compressões pra dentro e pra cima, pra dentro e pra cima, até essa vítima colocar pra fora aquele objeto que está obstruindo a sua respiração”, explicou o subtenente.

“Caso ela se tornar inconsciente, você vai colocá-la deitada no chão, vai achar as linhas do mamilo dela, também vai achar o local exato e começar a fazer as compressões. Essas compressões vão fazer com que o coração continue batendo e imediatamente também vai fazer com que ela coloque pra fora aquele objeto que está obstruindo ela. Você vai fazer isso continuamente até que a pessoa volte a respirar”, completou.

No caso de engasgos de bebês, que são vistos com mais frequência, Paulo Estevam afirma que as técnicas também devem ser aplicadas. Entretanto, a força que deve ser utilizada deve ser dosada de acordo com a estrutura corporal do bebê.

“No caso de bebês é um pouquinho diferente. Você vai apoiar o bebê com as vias aéreas abertas na sua perna, fazer cinco pancadinhas nas costas, mas se ela não voltou a chorar ou respirar, você vira com seus dedos indicadores entre os mamilos, fazer as compressões torácicas, até que a criança volte a respirar e a chorar”, disse.

Entretanto, ele afirma que tudo vai depender de qual objeto que está obstruindo e do grau de obstrução enfrentado pelo bebê. O Bombeiro disse que existem manobras que a vítima coloca o objetivo pra fora de primeira, mas também existem aquelas em que será preciso continuar mesmo com a vítima inconsciente.

“É muito importante que você que é pai, mãe e até mesmo os profissionais de educação, que façam o curso de primeiros socorros e aprenda a fazer isso. Porque muitas vezes a pessoa fica desesperada, fica muito nervosa, e acaba não conseguindo fazer o procedimento correto”, encerrou o bombeiro.

Em caso de ocorrências do tipo de engasgo, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo telefone 193.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!