Poços de Caldas vive expectativa de gerar 3 mil novas vagas de trabalho na cidade até 2023

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 23/03/2022 às 21:02:02
Entre o ano passado e os primeiros meses deste ano, a cidade já anunciou a instalação de 31 novas empresas na cidade. Investimento de indústrias pode gerar até 3 mil novas vagas de emprego em Poços de Caldas

Poços de Caldas vive a expectativa de gerar 3 mil novas vagas de trabalho na cidade até 2023. Entre o ano passado e os primeiros meses deste ano, a cidade já anunciou a instalação de 31 novas empresas na cidade.

"Nós vamos ter assim uma abertura de novas vagas de trabalho bem significativa, isso diretas, sem contar essas indiretas. Normalmente quando vêm industrias, vêm também aquelas que trabalham para essas indústrias, que prestam serviços, então são novos negócios que já estão chegando no município, então você acaba fomentando muita mão de obra indireta também que será empregada", disse a coordenadora de fomento à indústria, Diva Funchal.

Em 2021, a cidade fechou o ano com um saldo positivo de 3.254 novos postos de trabalho, o que significa que a cidade contratou muito mais do que demitiu. O setor da indústria foi o segundo setor que mais criou vagas, com 650 novos postos, ficando atrás apenas do setor de serviços.

Poços de Caldas vive expectativa de gerar 3 mil novas vagas de trabalho na cidade até 2023

Um exemplo de expansão é uma indústria de Poços de Caldas que emprega cerca de 500 funcionários. A empresa tem sede na Itália, mas atua há 90 anos no Brasil. A empresa trabalha 24 horas produzindo fios e cabos.

"Essa unidade especificamente está aqui há 47 anos, então uma empresa aqui da região Sul-mineira, com mais de 90% dos funcionários nas mais diferentes funções são da região e temos também muitos clientes que são do Estado de Minas Gerais, então uma empresa mineira trabalhando e atendendo grande quantidade de clientes de Minas Gerais, então essa dinâmica é muito importante olhando a frente, olhando a continuidade desse investimento que está sendo realizado", disse o gerente da fábrica, Abraham Lincon Schumann.

A empresa anunciou recentemente um investimento de R$ 40 milhões na fábrica de Poços de Caldas. As obras de ampliação já começaram e o investimento deverá gerar 100 novas vagas de emprego. Neste mês de março a empresa também criou um programa para capacitar mulheres para o serviço na indústria.

"Esse projeto faz parte desse investimento, nós já temos aí um plano que já está em execução, onde nós estamos trazendo inicialmente 20 mulheres, a gente vai estar provendo toda a capacitação para esse grupo, específico para segmento de fios e cabos e já tornando elas funcionárias da empresa, então é uma maneira de contribuirmos para a diversidade dentro do nosso segmento industrial", disse o gerente.

Nesta semana, uma nova empresa de louças sanitárias anunciou a implantação no distrito industrial de Poços de Caldas. O investimento chegará a mais de R$ 160 milhões, com previsão de gerar 800 empregos diretos.

"Quando nós assumimos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nós ouvimos muito que Poços de Caldas tinha imensas dificuldades de atração de indústrias devido à questão logística do município, então a gente acabava perdendo para esses municípios que têm essas facilidades de acesso. No entanto, nós temos outros recursos que são extremamente atraentes, então nós temos a energia elétrica própria, como o DME, que é um departamento premiado na qualidade de energia e estabilidade, inclusive tarifa mais barata para as empresas, nós temos departamento de água próprio, nós temos gás encanado, então são alguns recursos que são muito atrativos para as empresas", completou a coordenadora de fomento à indústria.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato