MinistĂ©rio PĂșblico faz operação contra quadrilha especializada em furto de gado em MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 07/04/2022 às 09:20:28

Ministério PĂșblico


faz operação


contra quadrilha


especializada em


furto de gado


em Minas Gerais



Segundo o MP, foram cumpridos sete mandados de prisão e busca e apreensão em TrĂȘs Corações, Carmo da Cachoeira e São Paulo (SP). O Ministério PĂșblico deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) uma operação contra uma organização criminosa especializada em furto de gado em Minas Gerais. Segundo o MP, foram cumpridos sete mandados de prisão e busca e apreensão em TrĂȘs Corações, Carmo da Cachoeira e São Paulo (SP).

Chegamos em TrĂȘs Corações - MG - YouTube
TrĂȘs Corações
A operação foi nomeada de CarcarĂĄ. Participaram da ação 30 Policiais Militares dos estados de Minas Gerais e São Paulo e dois Promotores de Justiça.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava em CruzĂ­lia (MG). Segundo o MP, a organização foi criada, estruturada e aperfeiçoada, além de ter como finalidade conferir o lucro financeiro do grupo, que vinha por meio do comércio de bois, vacas e cavalos furtados de produtores rurais.

Parabéns Carmo da Cachoeira
Carmo da Cachoeira
Durante as investigações, foram identificados alguns suspeitos que moravam na zona rural de municĂ­pios próximos de onde os furtos ocorriam. Ainda de acordo com o MP, os investigados tinham vĂ­nculos com pessoas de cidades vizinhas e integrantes no estado de São Paulo. PM de São Lourenço prende cinco suspeitos. CruzĂ­lia e Minduri tinham muitos furtos de gado e por isso o MP e a PM, em fiscalização descobriram a quadrilha, com ramificações em todo o Sul de Minas e no estado de São Paulo.

A Central dos ladrões ficava em Carmo da Cachoeira. Um sĂ­tio, que colocava o gado em caminhões baĂș. Além do gado os ladrões também, caçavam pĂĄssaros silvestres, em um sĂ­tio na zona rural. Atuava também no vale do ParaĂ­ba onde roubaram cerca de 500 cabeças de gado. Nas cidades de Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões também aconteceram prisões.


São Paulo: uma cidade eclética, acolhedora e cheia de peculiaridades - Cognatis

Ministério PĂșblico faz operação contra organização criminosa especializada em furto de gado em MG

Ministério PĂșblico


MP de Minas Gerais forma comissão do próximo concurso


Modo de agir

O MP informou que o modo como o grupo agia era sofisticado. A organização teria diversos integrantes que se distribuĂ­am nos imóveis rurais antes, durante e após o furto dos rebanhos. Todos possuĂ­am radiocomunicadores e utilizavam caminhão baĂș para transportar o gado e não gerar suspeitas durante a fuga.

Ainda de acordo com o MP, os veĂ­culos utilizados por eles eram alugados e serviam de "batedores", a fim de verificar a presença de policiais durante o trajeto ou de pessoas que pudessem ser um possĂ­vel obstĂĄculo. Além disso, o grupo teria alugado um imóvel na zona rural de Carmo da Cachoeira, onde o gado era depositado até ser transportado para São Paulo.

Também em Carmo da Cachoeira, a organização capturava pĂĄssaros silvestres, que eram transportados e vendidos em pequenas embalagens de papelão sem alimentação, ĂĄgua e ventilação.

MP de Minas aponta ilegalidade em toque de recolher em Uberlândia

O Ministério PĂșblico informou que o grupo também praticou crimes em Itaguara, Santo Antônio do Amparo, Bom Sucesso e Minduri, onde eles furtaram 185 cabeças de gado, material de montaria e ferramentas.

A investigação também apontou que parte do grupo atuava em conjunto com integrantes de outro nĂșcleo criminoso do Vale do ParaĂ­ba, de forma articulada, mas independente. No estado de São Paulo, os criminosos teriam furtado mĂĄquinas agrĂ­colas e 500 cabeças de gado. O prejuĂ­zo dos produtores rurais teria sido de mais de R$ 1 milhão.

Ainda de acordo com o MP, no estado de São Paulo o grupo agia com violĂȘncia e arma de fogo.

Fonte: G1 Sul de Minas e PolĂ­cias Civil e Militar , MP e PF

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato