Inatel inaugura laboratório com tecnologia compartilhada de 4G e 5G em Santa Rita do Sapucaí

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/04/2022 às 21:39:02

Inatel inaugura


laboratório com


tecnologia


compartilhada de 4G e 5G


em Santa Rita do Sapucaí


Espaço está sendo testado e promete baratear e facilitar a conexão de diversas empresas do setor. Laboratório com nova tecnologia é inaugurado no Inatel em Santa Rita do Sapucaí

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) inaugurou um laboratório com tecnologia Open RAN (Radio Access Network) em Santa Rita do Sapucaí. O espaço possui tecnologia compartilhada de 4G e 5G. O local é testado e promete facilitar a conexão em aparelhos móveis.

HackTalks | Blog de Ideias e Conexões de Impacto | por HackTown

O uso dessa tecnologia no celular que está sendo discutido no Inatel. As empresas envolvidas estão trabalhando para desenvolver um sistema baseado no conceito de rede de acesso aberta, que possa ser utilizada por diversas empresas do setor.

"São vários equipamentos, sendo um equipamento de uma empresa diferente, com uma função diferente na rede. Tudo isso integrado forma a rede 5G Open Ran do Inatel. Ao invés de você ter uma única empresa que instala todos os equipamentos da rede, há a possibilidade agora de ter diversas empresas, cada uma atuando em um segmento, implantando uma parte da rede. Inclusive com possibilidade de separar as empresas que vão instalar o software das empresas que vão instalar os hardwares", explicou o gerente-executivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Inatel, Henry Douglas Rodrigues.


Santa Rita do Sapucaí endurece medidas restritivas contra COVID - Gerais - Estado de Minas


O laboratório do Inatel começou a testar a funcionalidade do Open RAN pela tecnologia 4G e 5G. Os testes vão ser realizados ao longo do ano. Para isso, foram instaladas antenas de transmissão e recepção de dados em um raio de 75 mil metros quadrados, o equivalente a todo campus do instituto.

Inatel inaugura laboratório


com tecnologia


compartilhada


de 4G e 5G em


Santa Rita do Sapucaí


Mestrado e Doutorado em Telecomunicações - Inatel

São 16 laboratórios deste tipo no mundo, sendo que o do Inatel é o terceiro que trabalha com o conceito Open RAN no Brasil.

"A intenção desse laboratório é de perenidade, ou seja, ele começa agora e daqui para frente vai acompanhar todas as gerações de comunicações móveis. A gente já começou a fazer testes com LT, que é a nova geração, com 5G que a geração atual. Nós pretendemos também, dentro de pouco tempo, começar a fazer teste para o 6G e todos os demais que vão surgir no futuro", contou o diretor do Inatel, Carlos Martins.

"Os alunos vão receber chips de operadoras que são parceiras do projeto e vão poder utilizar essa rede experimental para fazer suas chamadas sem custo. É uma forma da gente contribuir com os nossos alunos e com a nossa comunidade, e ao mesmo tempo ter um teste real de como funciona uma rede", completou.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da inauguração do laboratório e fez uma transmissão de vídeo com sua equipe em Brasília.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da inauguração do laboratório do Inatel


Paulo Alvim é empossado como novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações — Português (Brasil)

Marcos Pontes passa cargo para o novo Ministro

"É mais nítido e é quase que online, não tem delay. Estamos falando do uso cada vez mais intenso de tecnologia digitais que tem impacto no dia a dia das pessoas, seja nos ambientes de convivência, na mobilidade urbana, nas cidades inteligentes, sustentáveis, seja nos ambientes de trabalho", falou o ministro.

O ministro também falou sobre a regulamentação da tecnologia caso ela seja desenvolvida de fato pelo conceito Open RAN.

"Nesse caso específico, é tão impactante na economia brasileira, que isso está sendo rapidamente avançado tanto com o Legislativo como com o Executivo. E principalmente transbordando com os Executivos municipais e estaduais".

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal e INATEL

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato