Hospital Vaz Monteiro: implante de valva em paciente de 87 anos Ă© um sucesso

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 26/04/2022 às 12:39:49
A equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro, coordenada pelo médico Marcos Cherem, realizou pela sexta vez em um ano e com total sucesso, uma Troca Valvar Aórtica Percutânea Dr. Jamil Abdalla Saad, Dr. MĂĄrcio Sérgio Carvalho Silva, Dr. Dirceu Barbosa Dias Sobrinho, Dr. Marcos Cherem e Dr. Antônio Alceu dos Santos.

Divulgação: Hospital Vaz Monteiro.

No Ășltimo dia 20 de abril, a equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro, coordenada pelo médico Marcos Cherem, realizou pela sexta vez em um ano e com total sucesso, uma Troca Valvar Aórtica Percutânea por Cateter (TAVI) na cidade.

Nesse procedimento, a vĂĄlvula cardĂ­aca defeituosa, que não estĂĄ funcionando bem, comprometendo a circulação do sangue a partir do coração, é substituĂ­da por uma prótese, sem necessidade de retirada da vĂĄlvula natural, utilizando apenas punções por artérias femurais, não havendo qualquer abertura da cavidade torĂĄcica.

Divulgação: Hospital Vaz Monteiro.

Além disso, na TAVI não hĂĄ anestesia geral com intubação, ocorrendo apenas uma sedação, com o paciente acordando em seguida e jĂĄ podendo alimentar-se, conversar e receber alta hospitalar poucas horas após o término da intervenção.

A paciente de 87 anos foi submetida à TAVI no dia 20 e jĂĄ estava em sua residĂȘncia no dia seguinte.

Segundo o cardiologista Marcos Cherem, "não hĂĄ comparação entre os riscos de uma cirurgia percutânea como essa e uma cirurgia tradicional, de peito aberto, onde as complicações e o tempo de recuperação são completamente diferentes, principalmente em idosos".

A equipe cirĂșrgica foi formada pelos médicos Antônio Alceu dos Santos (cardiologista), Marcos Cherem (cardiologista), Jamil Abdalla Saad (hemodinamicista), Dirceu Barbosa Dias Sobrinho (hemodinamicista), ClĂĄudio Gelape e Gabriela Ruiz (cirurgiões cardiovasculares), MĂĄrcio Sérgio Carvalho Silva (anestesiologista), auxiliados pela equipe de enfermagem (Enfermeira Suellen Rodrigues, Técnicos Alexandre Gomes dos Santos, Raissa Garcia Gomes, Eidi Silva), com suporte das auxiliar administrativa Valdirene RosĂĄria Carvalho Silva.

"A cada vez que tenho o prazer de atuar no Vaz Monteiro não deixo de me impressionar com a estrutura e profissionalismo de toda a equipe, o que tem proporcionado excelentes condições de resolução dos problemas e recuperação dos pacientes", afirmou o hemodinamicista Jamil Abdalla Saad.

Hoje o Vaz Monteiro é um dos poucos hospitais de Minas Gerais e o Ășnico de Lavras que oferece cotidianamente tratamento programado e de urgĂȘncia em medicina cardiovascular, como cateterismos cardĂ­acos e cerebrais, angioplastias cardĂ­acas, cerebrais, renais e vasculares periféricas, arritmias cardĂ­acas complexas, cardiopatias congĂȘnitas em crianças e adultos.

"JĂĄ realizamos mais de 10.000 procedimentos, entre diagnósticos, tratamentos percutâneos e cirurgias abertas", destaca Antônio Alceu dos Santos.

A direção do Vaz Monteiro jĂĄ realizou inĂșmeros pedidos para credenciamento desses tratamentos junto ao SUS, por ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é atender sem distinção àqueles que necessitam, ainda sem sucesso.

Diretor Técnico: Dr. Ricardo Gama - CRM 20.725

Fonte: G1 Sul de Minas e Hospital Vaz Monteiro

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato