Extrema possui 48% de toda infraestrutura de e-commerce instalada em MG, diz governo

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 27/04/2022 às 20:27:00
Localização da cidade tem atraído inúmeras empresas; já são 12 condomínios funcionando no município. Extrema concentra 48% co comércio eletrônico de Minas Gerais

Praticamente metade de toda infraestrutura de e-commerce de Minas Gerais está instalada em Extrema (MG), segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A localização da cidade tem atraído inúmeras empresas. Já são 12 condomínios funcionando no município.

"Hoje, 48% de todos os armazéns logísticos do estado estão no município. Isso faz com que a cidade se equipe para receber as empresas, então não é simplesmente que a empresa decidiu ir para Extrema, a cidade se equipou para receber essas empresas. Então hoje se a gente procurar qualquer instalação dessa em outros municípios de Minas, nós não encontraremos, Extrema se especializou em receber essas empresas graças aos empreendedores imobiliários", disse o diretor do Invest Minas, Adriano Carvalho.

Uma das empresas presentes na cidade abastece o mercado pet de produtos alimentícios e acessórios que é fornecido para o país inteiro através da internet.

+ g1 Sul de MG 10 anos: região diversifica economia e deixa de ser apenas a 'terra do café'

Dafiti inaugurou centro de distribuição automatizado em Extrema

"Hoje aqui nós temos todos os produtos para pet, são mais de 16 mil itens, a gente tem de petfood, alimentos, a acessórios, caminhas, bolinhas, coleiras, são todos os produtos para atender o pet", disse o diretor de operações Michel Gardim.

Dos quatro centros de distribuições da empresa, é em Extrema que está concentrado o maior volume: 70%. São R$ 50 milhões em estoque. Mensalmente, são feitas em torno de 300 mil encomendas entre produtos e serviços.

"Quando a gente escolhe uma localização de centro de distribuição, alguns aspectos precisam ser olhados, como proximidade do mercado consumidor, proximidade dos fornecedores, níveis de atendimentos, aspectos fiscais, a gente chama isso de malha logística. Quando você combina esses resultados, você tem uma melhor localização. No nosso caso, quando a gente faz esse estudo de malha logística, o Sul de Minas é a melhor localização pra gente instalar o centro de distribuição", disse Michel Gardim.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato