Processo da Diocese de Guaxupé para tornar Dom Inácio venerável de Deus é entregue ao Vaticano

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 18/06/2022 às 19:56:44

Desde 2018, uma comissão histórica reuniu documentos para ser enviado ao Vaticano. Agora os devotos precisam esperar que o Papa reconheça as virtudes do servo de Deus para que ele se torne venerável. Diocese de Guaxupé solicita ao Vaticano que bisco Dom Inácio receba título de venerável

A Diocese de Guaxupé concluiu o processo de pesquisa para solicitar o reconhecimento de Dom Inácio João Dal Monte como venerável pelo Vaticano. Sepultado em Guaxupé, Dom Inácio já possui o título de servo de Deus.

"Esse título ele leva até ser comprovada as virtudes dele. Aí ele vai ser chamado de venerável. Depois de venerável, aí sim, com a comprovação de um milagre, ele vai ser chamado de beato e depois, com mais um milagre, vai ser chamado de santo", explicou o padre Reginaldo Silva, delegado episcopal da causa.

Toda a documentação juntada desde 2018 pela comissão histórica foi enviada ao Vaticano, que precisa reconhecer as virtudes do servo de Deus para que ele se torne venerável.

LEIA TAMBÉM

Nhá Chica: conheça a história da 1ª negra a ser beatificada pela Igreja Católica em MG

Padre Victor: conheça a história do primeiro beato ex-escravo do Brasil

Com Nhá Chica e Padre Victor, turismo religioso aposta em novas rotas no Sul de MG

Segundo um dos membros da comissão nesta etapa foram investigados documentos das 53 paróquias que formam a Diocese de Guaxupé, além da documentação de outros estados e até da Itália.

"Essa primeira fase é uma fase mesmo histórica. É como se a gente abrisse a biografia do Dom Inácio, desde o casamento dos seus pais até as suas ordenações, as suas missões, até ele ser elevado à bispo em Joinville e posteriormente por Guaxupé, pra chegar na época do falecimento", explicou Luiz Henrique Marques, advogado e presidente da comissão histórica.

Processo da Diocese de Guaxupé para tornar Dom Inácio venerável de Deus é entregue ao Vaticano

Quem era Dom Inácio

Dom Frei Inácio São João Dal Monte nasceu em Ribeirão Preto em 28 de agosto de 1897. A ordenação presbiteral aconteceu em Veneza, na Itália, em 1924. Em 1952, foi nomeado bispo da Diocese de Guaxupé, onde 11 anos depois.

Segundo o padre Reginaldo da Silva, delegado episcopal do processo, foi pela forma de conduzir a vida que Dom Inácio passou a ser admirado pelos fiéis.

"Dom Inácio foi um homem que viveu no meio do povo e principalmente dos mais simples, dos mais pobres. Ele era um homem de penitência, de muita oração, muita humildade e de uma sensibilidade humana para perceber a dor de quem sofria. Sempre foi um bispo muito próximo", contou o padre.

Dom Inácio em Guaxupé (MG)

Divulgação/Diocese Guaxupé

Durante muitos anos, o corpo do Servo de Deus ficou na cripta da Catedral de Guaxupé. É neste espaço da igreja católica onde ficam sepultados os bispos.

Entretanto, nesta semana, o corpo de Dom Inácio foi transladado para o piso superior da catedral. A cerimônia aconteceu durante uma missa. Na ocasião, os restos mortais do Servo de Deus foram apresentados à comunidade e depois levados ao sarcófago.

Devoção

Quem fica na expectativa agora para que a documentação seja aprovada são os fiéis. O Clayon passou a ser devoto de Dom Inácio em 2017.

Ele pediu a intercessão do Servo de Deus para ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) depois de nove anos de formado e conseguiu alcançar a graça.

"Pedi pra ele me acompanhar e me proteger nos meus estudos. Eu tinha formado há 9 anos e eu voltei a estudar para prestar a ordem. Eu já tinha ouvido relatos de aprovações, de pessoas que pediram a graça dele e foram atendidos e ai eu comecei a seguir com mais fervor. Vinha aqui toda segunda e sexta-feira pra acender uma vela. E ai, depois de 9 anos eu consegui passar na OAB de primeira".

A Maria Amélia e a filha também são devotas do Servo de Deus. Inclusive estiveram na catedral para agradecer por um milagre. Depois de muita oração, a filha dela conseguiu encontrar um emprego após anos em busca de uma oportunidade.

Fiéis visitam túmulo de Dom Inácio em Guaxupé

Da criança ao adulto, o sentimento é o mesmo: devoção. Enquanto a resposta do Vaticano não chega, para os devotos, Dom Inácio já é considerado santo.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal e Diocese de Guaxupé

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato