Vaca de sitiantes de Franca, SP, dá à luz casal de bezerros gêmeos: 'Chance de 0,5%'

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 06/07/2022 às 13:24:43

Vaca de sitiantes


de Franca, SP, dá


à luz casal de bezerros


gêmeos: 'Chance de 0,5%'

Família só descobriu que a gestação era gemelar na hora do parto. Segundo veterinário, vaca provavelmente teve dupla-ovulação. Casal de bezerros gêmeos nasceu em Claraval, MG


Jornal da Franca - ?Claraval completa 62 anos e comemora data com eventos neste fim de semana - Jornal da Franca
A Cidade de Claraval - MG

Um nascimento incomum tem mexido com a rotina de uma família de Franca (SP). É que vaca Pitaya, que vive no sítio da comerciante Lara Miranda Cintra Silva, de 49 anos, e da mãe dela, de 78, em Claraval (MG), deu à luz dois bezerros de sexos diferentes, um caso considerado raro.

Lara conta que a mãe passou a vida toda acostumada a lidar com os animais. Foi ela quem percebeu que o parto da vaca Pitaya estava diferente dos outros.

"Minha mãe me ligou para contar que a vaca tinha parido, e comentou que o bezerrinho era muito pequenininho. Aí eu disse para ela que a vaca já era idosa, que devia ser por conta disso".

"Meu irmão chegou no sítio pouco depois e ela pediu para ele checar se a Pitaya já tinha expelido a placenta, porque já fazia algum tempo que o bezerrinho tinha nascido. Quando ele voltou, contou que o segundo bezerro tinha acabado de nascer", relembra.

Bezerros são filhos da vaca Pitaya,

que vive em um sítio próximo

a Claraval (MG).

Arquivo Pessoal

Segundo Lara, a família não sabia, até a hora do parto, que a gestação da vaca Pitaya era de gêmeos. A surpresa, no entanto, foi muito bem recebida.

O parto aconteceu sem intervenção humana, mas segundo Lara, Pitaya está um pouco debilitada e demandando alguns cuidados especiais, apesar de passar bem.

Os bezerrinhos ainda não têm nome definido e, no momento, a família se concentra em garantir que a mãe se recupere bem, especialmente para dar conta da amamentação.

"Minha mãe mora em Franca, mas praticamente mudou de volta para o sítio para cuidar dos bebês. Ela está muito empolgada", diz.

Família vive em Franca (SP) e ficou muito empolgada com o nascimento dos bezerros gêmeos.

Arquivo Pessoal

Chance de 0,5%

Segundo o veterinário Nélcio Antonio Tonizza de Carvalho, doutor em reprodução animal, a probabilidade de uma gestação gemelar de bezerros de sexos diferentes é muito baixa e se aproxima de 0,5%, mas costuma ser mais comum em vacas mais velhas.

"Vacas mais idosas têm mais chances de ter dupla-ovulação, e muito provavelmente foi por conta disso que isso aconteceu," explica.

Carvalho também explica que o tamanho dos bezerros ao nascerem e o fato de serem gêmeos não trazem risco para a saúde dos bichinhos, mas há uma alta probabilidade de que a bezerra fêmea seja portadora de uma condição chamada de freemartinismo, que faz com que ela seja estéril.

"No desenvolvimento embrionário, o macho se desenvolve um pouco mais rápido, e acaba passando células masculinas para a fêmea, que adquire algumas dessas características. O ovário não se desenvolve direito e o sistema genital em geral permanece infantil mesmo, na vida adulta, mas não há nenhum outro risco para a saúde e o crescimento", diz.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato