Chuva de granizo causa prejuízos de 70% a até 100% em lavouras de Cabo Verde, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 09/11/2022 às 22:05:51

Chuva de


granizo causa


prejuízos de


70% a até 100%


em lavouras


de Cabo Verde

Produtores relatam prejuízos na cidade por conta da chuva de terça-feira (8). Chuva pode ter afetado até 1 mil hectares de lavouras em Cabo Verde

Carros ficam 'atolados no gelo' e têm vidros quebrados com chuva de granizo no Sul de Minas; FOTOS | Rádio Anchieta FM

A forte chuva de granizo que caiu em pelo menos 19 cidades do Sul de Minas, na terça-feira (8), fez estragos em lavouras da região. Em Cabo Verde (MG), um dos municípios mais atingidos, produtores rurais relatam que o prejuízo foi entre 70% e até 100% na produção.

Granizo em MG: Carros afundam e vidros são quebrados por tempestade

É o caso do produtor rural José Augusto Carvalho Júnior. A casa e os barracões tiveram os telhados arrancados por conta da chuva. As lavouras de milho e de feijão ficaram destruídas.


Chuva de granizo causa estragos e deixa cidades "cobertas de gelo"

Carros ficam 'atolados no gelo' e têm vidros quebrados com chuva de granizo

Cidades atingidas por chuva de granizo fazem limpeza após ruas ficarem encobertas de geloFotos: chuva de granizo causa estragos em várias cidades do Sul de Minas – ONDA POÇOS

Granizo atingiu pelo menos 600 casas e deixou desalojados e desabrigados em cidade de MG

De acordo com o produtor, o prejuízo maior foi no cafezal, em que quase 20 mil pés que estavam carregados de chumbinhos (grãos em formação) foram atingidos.


zona-rural-granizo-cabo-verde1 - Notícias de Poços de Caldas e região | PocosCom

"A área em café estimo prejuízo entre 18 mil e 20 mil pés de café. A perda de produção não em 100%, mas em torno de 70% e 80%", falou o produtor.

No caso do produtor Joilson Sousa Matos o prejuízo foi de 100%. Ele contou que há dez dias investiu quase R$ 40 mil para adubar a lavoura, que estava toda carregada. O cafezal inteiro foi atingido pela chuva de granizo.

"Começou primeiro caindo umas pedras grandes. Só pedras, sem água. Foram uns cinco minutos de pedra, depois caiu água e vento, arrebentando tudo: lavoura, barracão. Foi um cenário de guerra aqui em casa. O prejuízo meu foi de 100% em minhas lavouras, detonou tudo. Só Deus para dar força", disse.


Emater-MG inicia novo levantamento de lavouras atingidas por chuvas de granizo | Revista Cultivar

Chuva de granizo pode ter afetado 1 mil hectares de lavouras em Cabo Verde, MG

Um levantamento preliminar da Emater indica que até 200 produtores podem ter tido prejuízos e a área atingida pela chuva de granizo pode chegar a mil hectares em cabo verde.

"A lavoura, quando é afetada, a perda é de praticamente 100%. Se o produtor tiver que fazer uma poda, perde 100% e só vai ter produção daqui dois anos, na safra de 2024"


Forte temporal com chuva de granizo atinge cidades da região - Portal Rádio Difusora Ouro Fino

"Se o produtor tiver um financiamento na área, ou um seguro, a primeira coisa que ele tem que fazer é comunicar a frustração de safra. Ele tem que fazer a comunicação, para dizer que foi atingido pela chuva de granizo. Esse prazo é de no máximo três dias úteis", explicou o extensionista da Emater, Mateus Corsini Caixeta.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cabo Verde se colocou à disposição para ajudar os produtores a irem atrás do seguro.

"Oriento que procurem o sindicato para a gente poder analisar toda a documentação. Quem tiver o seguro contratado, o banco fica sabendo disso, mas através da nosso engenheiro agrônomo vamos acionar a asseguradora para cobrir parcialmente o estrago, tendo em vista que geralmente não cobre todo o prejuízo", disse o presidente da entidade, Reginaldo Roberto da Silva.

Fonte: G1 Sul de Minas e Corpo de Bombeiros

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato