Circuito das Águas capta recurso para investimento no turismo na região

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 22/11/2022 às 16:14:16
Ações de comunicação, marketing e incentivo ao turismo vão ampliar visitas na região

Divulgação: Circuito das Águas Minas Gerais

Para o ano de 2023 a Instância de Governança Regional Circuito das Águas garantiu dois grandes projetos que vão ampliar o turismo na região. A Associação aprovou dois projetos no Edital do Governo do Estado realizado pelas Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que visam fomentar o destino Minas Gerais no cenário internacional do turismo e integra o Programa Reviva Turismo, lançado em 2012.

O objetivo dos editais é permitir e apoiar a execução de ações de suporte à comercialização e promoção de destinos e produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, cozinha mineira, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo.

A IGR apresentou dois projetos e teve a aprovação nas duas iniciativas, que devem ser executadas até janeiro 2024. E vem novidades por aí!

A primeira delas será o "Caminhos das Águas - Circuito para peregrinação entre as 40 fontes", quando os visitantes terão à disposição uma peregrinação mapeada em GPS (georreferenciamento), que também ficará disponível no aplicativo que o Circuito das Águas terá em breve e em outros sistemas on-line.

Com este projeto o turista poderá visitar as 13 cidades associadas em um roteiro autoguiado, com experiências de realidade aumentada 360 dos atrativos + QR Code informativo. Serão disponibilizados ainda quiosques eletrônicos com informações turísticas da região além disso, um passaporte de visitação com carimbos por município para o turista completar durante suas visitas.

Divulgação: Circuito das Águas Minas Gerais

O projeto ainda visa disponibilidade de óculos 3D + quiosques eletrônicos e informativos para divulgar a região em feiras e eventos. Uma agência de publicidade com assessoria de comunicação estará atuando nesta iniciativa pelo período do projeto, que deverá ser executado entre março e agosto de 2023.

Os municípios participantes terão em contrapartida que realizar quatro seminários, sendo 2 de abertura e 2 de encerramento com o objetivo de preparar e desenvolver o público da região para as ações criadas e garantir a participação de uma diversidade de pessoas de setores ligados ao turismo regional.

Com uma gestão séria e comprometida, a IGR Circuito das Águas vai conquistando um espaço importante no cenário do turismo em Minas Gerais e no Brasil – "Conhecimento técnico e organização. Temos uma equipe apaixonada e compromissada com o fomento do turismo para região, e com uma visão estratégica focada no desenvolvimento econômico estratégico por meio do turismo. Além disso, o trabalho articulado junto aos municípios associados representa a base para os resultados dos trabalhos da IGR" – explica a turismóloga Flávia Ribeiro Gestora da IGR Circuito das Águas.

Falando Com O Público Alvo

O outro projeto capitado pela IGR Circuito das Águas é voltado para divulgar de forma estratégica a região.

Por meio de um processo com total transparência, será contratada uma empresa especializada para que desenvolva ações de promoção turística, marketing, assessoria de imprensa e publicidade.

Serão criadas peças publicitárias e desenvolvidas veiculações em redes sociais e em canais de elevado tráfego na internet, como anúncios em portais em colaboração, por exemplo, como o "Visite Minas Gerais" entre outros do trade turístico.

Entre os produtos de comunicação estarão a criação de um banco de postagens, produção e execução de vídeos teasers (curtos) e de vídeos promocionais, além da contratação de "influencers digitais" para divulgação dos atrativos regionais.

Divulgação: Circuito das Águas Minas Gerais

Outra ação importante do projeto de comunicação e marketing para 2023 será a realização de "famtour", que nada mais é do que apresentar "in loco" os produtos e serviços turísticos que são oferecidos e uma "press trip" com cerca de 20 profissionais, quando jornalistas, especialistas em mídia de turismo e outros profissionais do setor visitarão as cidades da região e conhecerão os atrativos locais.

Serão 5 meses, entre setembro de 2023 e janeiro de 2024 com uma estratégia de comunicação como nunca foi realizada antes e que irá certamente alavancar a região como destino turístico e proporcionar retorno de público e mídia paras as cidades do Circuito das Águas.

A conquista destes dois editais comprova, além do caminho de excelência na gestão da IGR, como os municípios que integram a Associação são de fato vistos pelo Governo Estadual como fundamentais no desenvolvimento do produto turístico de Minas Gerais.

" Confirma o trabalho responsável e de excelência da equipe envolvida e da diretoria do IGR Circuito das Águas. É a confirmação que estamos realizando um trabalho articulado, pautado na gestão eficiente, fruto de dedicação e profissionalismo no exercício das nossas atividades" – conclui Flávia Ribeiro.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato