Festa atrai turistas e moradores para o bairro de Pocinhos do Rio Verde em Caldas

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 08/01/2024 às 18:01:14

Festa do Biscoito de Pocinhos do Rio Verde, Bairro de Caldas, atrai milhares de turistas


A tradicional Festa do Biscoito, com título de Patrimônio Cultural Imaterial, faz com que o bairro de Pocinhos do Rio Verde, em edições da festa, receba mais de 20 mil visitantes

Caldas festeja seu Bairro mais famoso

Caldas, no Sul de Minas Gerais, torna-se palco de uma celebração única que transcende o tempo: a Festa do Biscoito. Mais do que uma simples festividade, ela se transformou em um verdadeiro patrimônio cultural imaterial, cativando tanto os locais quanto visitantes que anseiam pela experiência autêntica de Minas atraiGerais.

Já são mais de duas décadas em que os fornos de barro ganham vida todos os finais de semana do mês de julho no Parque Balneário Dr. Reinaldo Pimenta de Oliveira em Pocinhos do Rio Verde.


Este evento cultural, reconhecido pela UNESCO, não apenas celebra os sabores tradicionais de Minas, mas também tece uma teia que conecta as gerações, com raízes profundas na história do município. A jornada da Festa do Biscoito, que começou modestamente em 1989, evoluiu para um evento de renome nacional. Em 2013, recebeu a distinção de Patrimônio Cultural Imaterial, um tributo à sua contribuição para a preservação da cultura local e para a economia da região.

Além disso, a Festa do Biscoito não é apenas sobre biscoitos, mas sobre a riqueza da culinária mineira. Os fornos de barro, verdadeiras estrelas do evento, assam biscoitos de polvilho, broas e bolachas, criando uma sinfonia de aromas que se espalha pelo Parque. Os biscoitos, vendidos simples ou recheados, são uma festa para o paladar.

Dentre os biscoiteiros, alguns são fundadores, outros familiares, mas todos comprometidos com a qualidade e a autenticidade que definem essa celebração única. Cada biscoito é um pedaço da história local, preservado e compartilhado com aqueles que visitam Caldas.


Envolta pela atmosfera festiva, a Festa do Biscoito oferece mais do que iguarias gastronômicas. Feira de artesanato, parque infantil, shows artísticos e um ambiente acolhedor são parte integrante desta celebração. E, dentro do Parque do Balneário, os participantes têm acesso a tratamentos termais, banhos relaxantes e saunas, proporcionando um equilíbrio perfeito entre tradição e bem-estar moderno.

Fonte: Da Redação e G1

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato