Turismo em Caldas: confira as atrações desta convidativa cidade do Sul de Minas, ao lado de Poços de Caldas.

.Caldas, no Sul de Minas, perto de Poços de Caldas: Cachoeiras, Serra, Trilhas, Áreas Verdes e um ótimo e aconchegante Destino Turístico...

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/12/2023 às 16:45:03

Além das belezas naturais e o aconchego do interior, a pequena cidade de Caldas, no interior do Sul de Minas, possui atrativos culturais e de aventura. Confira! Prefeitura de Caldas

No coração da Serra Da Mantiqueira, próxima a Poços de Caldas, encontra-se Caldas, uma cidade acolhedora do Sul de Minas Gerais. Conhecida por suas montanhas, cachoeiras, trilhas e áreas verdes, a cidade respira ares de hospitalidade, proporcionando aos visitantes uma experiência única.

O município, já famoso por suas águas minerais terapêuticas, produção agrícola robusta e a tradicional Festa do Biscoito, passou a investir em projetos inovadores e revitalizações para impulsionar ainda mais o turismo.

Atrações Naturais e Turísticas

Caldas é um convite à natureza. Suas cachoeiras, trilhas e áreas verdes oferecem um cenário idílico para amantes do ecoturismo. Destaque para o Balneário de Pocinhos do Rio Verde, um refúgio de águas minerais que atrai visitantes de diversos estados e países tanto para os tratamentos de saúde, quanto de estética termal e relaxamento.

A cidade, conhecida por sua produção agrícola, surpreende com festivais tradicionais como a Festa do Queijo, o Arraial de Caldas e a Festa do Biscoito. Além disso, é palco de eventos esportivos como maratonas e a Rota do Vulcão de ciclismo, que atrai ciclistas do Brasil inteiro.

Turismo de Aventura

Caldas se tornou um paraíso para os praticantes de esportes radicais. A Serra da Pedra do Coração abrigará uma rampa de voo livre, oferecendo vistas deslumbrantes para os amantes do paragliding. A trilha da Pedra Branca leva a uma altitude de 1.800 metros e a um visual de tirar o fôlego. A cidade faz parte da Rota do Vulcão, um desafio para ciclistas, e é ponto de encontro para motociclistas e trilheiros.

Projeto de Revitalização

Prefeitura de Caldas

Visando impulsionar o turismo pós-pandemia, a administração municipal investiu na implantação de uma praça de alimentação moderna e acolhedora, um ponto de encontro agradável para moradores e visitantes, com opções diversas da gastronomia mineira. Uma ciclovia está sendo construída para ligar o centro da Cidade ao bairro de Pocinhos do Rio Verde, onde estão as fontes de águas termais, o Parque do Balneário e boa parte dos hotéis, trilhas e cachoeiras.

A Praça Central, de 1 Km de extensão, foi quase toda revitalizada e a entrada da cidade também recebeu elementos mais modernos, ficou mais ampla e atrativa com as reformas que foram feitas atualmente.

Um belo letreiro foi instalado na Serra da Pedra do Coração para saudar moradores e visitantes e a iluminação cênica da Capela da Serra e da Igreja Matriz encantam a todos.

Projetos Inovadores

Prefeitura de Caldas


A cidade também está focada em melhorias infraestruturais e turísticas. A troca de iluminação por LED em todo o município não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também cria um ambiente mais agradável para moradores e visitantes.

A implementação do Centro de Informações Turísticas e do letreiro "Amo Caldas", estrategicamente localizado com a Pedra do Coração ao fundo, promete ser um convite visual irresistível.

Caldas, além de suas belezas naturais, está se tornando um destino turístico completo, combinando aventura, cultura e hospitalidade. Com iniciativas inovadoras do poder público, a cidade se posiciona como um lugar imperdível para quem busca uma experiência original no Sul de Minas Gerais.

Fonte: Da Redação e G1 e Prefeitura de Caldas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato