Moradores de Varginha e Pouso Alegre registram 'tempestade de raios' no Sul de Minas.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 16/01/2023 às 10:41:40
Veja imagens registradas por moradores de Varginha. Segundo o Inmet, foram registrados 104 raios neste domingo (15) no município. Já em Pouso Alegre, foram registrados 1.037 raios. Moradores registram 'tempestade de raios' em Varginha

Moradores de Varginha e Pouso Alegre registraram uma "tempestade de raios" na noite deste domingo (15). Em Varginha, as imagens foram gravadas antes de uma forte chuva que caiu no município (veja vídeo acima). Segundo Gabriel Hickel, professor e coordenador do curso de Física da Unifei, os clarões foram formados por descargas elétricas entre nuvens.

"Normalmente, quando a gente fala em raio está acostumado a pensar em algo que vai da nuvem para o chão, mas nem sempre isso acontece. É muito mais comum, inclusive, você ter descarga elétrica entre nuvens", explicou.

Ainda de acordo com o professor, este fenômeno é ainda mais comum no verão. Isto por causa do alto volume de chuvas, que faz com que o solo esteja mais molhado, auxiliando no processo de evaporação.

Moradores registram 'tempestade de raios' no Sul de MG; entenda fenômeno

Nessa época do ano, como você tem um processo de aquecimento pelo sol mais intenso tanto da atmosfera quanto da questão da evaporação de água dos mares, rios, lagos e até mesmo do próprio solo que está bem encharcado, é comum que você tenha na formação de nuvens de chuva e essa movimentação intensa acaba provocando descargas elétricas livres. Quando esse fenômeno acontece a noite, obviamente todo raio libera luz, é muito comum ver esse raio como uma iluminação no céu e aí muitas vezes quando essas descargas elétricas acontecem entre nuvens, você não vê o raio diretamente, só vê o clarão dele difundido nas próprias nuvens".

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, foram registrados 104 raios neste domingo (15) em Varginha. Já em Pouso Alegre, foram registrados 1.037 raios, segundo o Inmet.

Fonte: G1 Sul de Minas e PM dos Bombeiros

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato