Carnaval movimenta geração de vagas temporárias no mercado de trabalho do Circuito das Águas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 14/02/2023 às 16:18:08
Bloco do Pijama, em São Lourenço, deve empregar pelo menos 150 famílias; em Caxambu, 350 vagas foram abertas. Carnaval movimenta mercado de trabalho no Circuito das Águas

O carnaval traz não apenas diversão, mas também empregos no Sul de Minas. No Circuito das Águas, a festa já movimenta o mercado de trabalho.

Com estrutura quase pronta, só o Bloco do Pijama, que existe há 35 anos, promete arrastar pelo menos 20 mil pessoas pelas ruas de São Lourenço. Carnaval gratuito e que, de quebra, gera centenas de empregos temporários.

"Um forma também que a gente tem do Bloco do Pijama é a fonte de renda que a gente proporciona, não só para a cidade, como para as famílias de São Lourenço. Hoje o Bloco do Pijama emprega mais ou menos umas 150 famílias em todo o seu evento. Não só do bloco do Pijama, mas em coisas terceirizadas, em montagem, desmontagem, organização, vendas, uma série de coisas", disse o presidente do Bloco do Pijama, Lucélio Pimentel Noronha.

Metade das empresas de turismo vai contratar neste carnaval na cidade. Os hotéis já estão com 80% da ocupação máxima, cenário bem diferente de dois anos atrás, quando ainda amargávamos as consequências da pandemia.

"Primeiro semestre do ano passado ficou prejudicado e aí agora a gente está tendo a oportunidade depois de 2 anos, retomar carnaval, todos os eventos que acontecem na cidade, é uma cidade que vive predominantemente do turismo, então a expectativa está muito grande, a rede hoteleira está sendo bem procurada, os eventos, tem show na praça, bloco do pijama, etc, tem bastante coisa acontecendo, então a expectativa está muito grande na cidade", disse a presidente da Convention Bureau.

Carnaval movimenta geração de vagas temporárias no mercado de trabalho do Circuito das Águas

O carnaval também promete movimentar a economia de Caxambu, outra cidade que faz parte do Circuito das Águas. Ao todo, 350 vagas temporárias foram abertas nesta época, o dobro do ano passado.

"O carnaval é um motor econômico para as cidades do Circuito das Águas e aqui para Caxambu principalmente ele traz vagas temporárias, oportunidades de trabalho e também uma oportunidade das pessoas que não estão colocadas no mercado de trabalho, delas ocuparem essas vagas e também terem a chance de ocupar as vagas formais e de longo prazo que a gente tem na cadeia produtiva do turismo", disse o secretário de Turismo, Filipe Condé.

Só em um restaurante de Caxambu, que vai enfrentar o movimento de carnaval pela primeira vez, foram contratados 15 funcionários temporários.

"Vários que pegam mesmo firme, porque percebem a oportunidade de trazer uma renda extra para casa e realmente traz um retorno muito bom para quem trabalha e tem gente que pega dois turnos, faz extra de manhã, faz extra à noite, faz extra de madrugada, isso depende de cada um, de cada família, mas tem muita gente que faz isso pra poder trazer uma renda extra pra casa", disse o empresário Lucas Arantes Nogueira.

Ainda segundo o secretário de Turismo de Caxambu, o carnaval também chega como oportunidade para quem quer se reinserir no mercado de trabalho.

"O empresariado usa muito dessas alterações do fluxo para poder avaliar, trocar equipes, complementar suas equipes e as vagas que têm aqui são desde as mais qualificadas, médicos, engenheiros que trabalham nos eventos, como também de atividades mais simples e que também são muito importantes e são um processo de recomeço, oportunidade para as pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho", completou o secretário de Turismo Filipe Condé.

Fonte: Da Redação G1

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato